Mundo

Fidel parabeniza Maduro por discurso contra medida dos EUA

A mensagem de Castro, de 88 anos e que deixou o poder em 2006, se soma ao "apoio incondicional" do governo cubano à Venezuela


	Fidel Castro: "querido Nicolás Maduro, presidente da República Bolivariana da Venezuela: te parabenizo por teu brilhante e valente discurso frente aos brutais planos do governo dos Estados Unidos"
 (Roberto Chile/AFP)

Fidel Castro: "querido Nicolás Maduro, presidente da República Bolivariana da Venezuela: te parabenizo por teu brilhante e valente discurso frente aos brutais planos do governo dos Estados Unidos" (Roberto Chile/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2015 às 10h45.

Havana - O ex-presidente de Cuba Fidel Castro parabenizou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por seu "brilhante e valente" discurso diante dos "planos brutais" dos Estados Unidos contra seu país, em uma breve carta divulgada nesta terça-feira na ilha.

"Querido Nicolás Maduro, presidente da República Bolivariana da Venezuela: te parabenizo por teu brilhante e valente discurso frente aos brutais planos do governo dos Estados Unidos", afirmou Castro na carta, que tem data de ontem.

"Tuas palavras passarão para a história como prova de que a Humanidade pode e deve conhecer a verdade", disse o líder cubano. Madurou fez ontem um discurso no Palácio de Miraflores, em Caracas.

A mensagem de Castro, de 88 anos e que deixou o poder em 2006, se soma a uma declaração oficial do governo cubano, presidido por seu irmão, Raúl Castro, expressando "apoio incondicional" à Venezuela perante a situação de conflito com os Estados Unidos.

Neste comunicado, o Executivo cubano qualificou de "arbitrária e agressiva" a ordem dos EUA de declarar "emergência nacional" diante do "risco extraordinário" que representa a situação venezuelana para a segurança do país.

Além disso, Havana ressaltou que "ninguém tem direito de intervir nos assuntos internos de um Estado soberano nem declará-lo, sem fundamento algum, como ameaça a sua segurança nacional".

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticaPaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)VenezuelaNicolás MaduroCuba

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos