Mundo

Ferrovia que liga cidades sauditas vai operar em 2014

Uma ferrovia de 450 quilômetros que ligará as cidadãs sagradas sauditas de Meca e Medina a Jeddah vai começar a operar em dois anos

A maior mesquita do mundo, Masjid al-Haram, em Meca (Omid/Wikimedia Commons)

A maior mesquita do mundo, Masjid al-Haram, em Meca (Omid/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2012 às 15h33.

Riad - Uma ferrovia de 450 quilômetros que ligará as cidadãs sagradas sauditas de Meca e Medina a Jeddah vai começar a operar em dois anos, de acordo com a agência oficial de notícias saudita, a SPA, citando o ministro dos Transportes do reino.

A construção do projeto está em andamento e a estação principal vai custar mais de 3,2 bilhões riyals (unidade monetária na Arábia Saudita), ou US$ 853,6 milhões, disse Jobarah Al-Suraisry, que também é presidente da Companhia Ferroviária Saudita, a SRO, segundo a SPA.

O projeto Haramain tem por objetivo aliviar o congestionamento na estrada que liga as duas cidades sagradas durante as peregrinações do hajj muçulmano e da umrah, além de reduzir a duração da viagem.

Em janeiro, a Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, assinou um contrato de 30,8 bilhões de riyals com um consórcio espanhol para a segunda fase do projeto de alta velocidade. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaFerroviasSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Declaração final do G20 defende taxação de super-ricos e pede paz em Gaza e na Ucrânia

Governo Milei vira destaque no G20 ao questionar declaração final e fechar acordo sobre gás

Biden se atrasa e fica de fora da foto de família do G20

'Não é preciso esperar nova guerra mundial para mudar ordem internacional', diz Lula no G20