Mundo

FBI recupera computador de suspeito do atentado de Boston

Computador pode ser prova-chave para saber como irmãos Tsarnaev obtiveram instruções para fabricar as bombas que detonaram na maratona de Boston


	Segundo imprensa americana, Dzhokhar disse pouco após ser capturado que instruções foram obtidas de informação recopilada na revista online "Inspire", criada pela Al Qaeda no Iêmen
 (REUTERS/FBI/Handout)

Segundo imprensa americana, Dzhokhar disse pouco após ser capturado que instruções foram obtidas de informação recopilada na revista online "Inspire", criada pela Al Qaeda no Iêmen (REUTERS/FBI/Handout)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2013 às 19h48.

Washington - O FBI (polícia federal americana) recuperou o computador portátil de Dzhokhar Tsarnaev, o suspeito de ser coautor dos atentados da maratona de Boston, informou nesta quinta-feira a CNN.

As fontes consultadas pelo canal de televisão não revelaram quando encontraram o computador, que poderia fornecer uma ingente quantidade de informação sobre as conexões e preparativos das duas bombas detonadas no último dia 15 de abril por Dzhokhar, de 19 anos, e seu irmão Tamerlan, de 26 e morto em um tiroteio com a polícia.

As autoridades federais acusaram ontem os estudantes cazaques Kazajos Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, e o americano Robel Phillipos, todos de 19 anos, de ter mentido aos investigadores e de ocultar evidências.

Segundo detalha o requerimento judicial contra os três novos detidos, Dias Kadyrbayev pegou o computador portátil que o suspeito dos atentados tinha em seu quarto da residência universitária na qual vivia e o levou ao apartamento que divide com os dois cazaques.

O computador pode ser uma prova-chave para saber como os irmãos Tsarnaev obtiveram as instruções para fabricar as duas bombas que detonaram na linha de chegada da maratona de Boston, que causou a morte de três pessoas e deixou outras 280 feridas.

Segundo a imprensa americana, Dzhokhar disse pouco após ser capturado que as instruções foram obtidas de informação recopilada na revista online em inglês 'Inspire', criada pela Al Qaeda no Iêmen.

Os dados da investigação revelam que os irmãos Tsarnaev puderam utilizar uma combinação de pólvora de fogos de artifício, com vaselina, gasolina e outros compostos utilizados na fabricação caseira de explosivos.

Acompanhe tudo sobre:EsportesExplosõesFBIMaratonas

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal