Mundo

Farc recrutaram 13 mil menores em meio século de conflito

Farc recrutaram 13.000 menores de idade desde sua fundação, há 49 anos, segundo uma investigação da promotoria colombiana


	Membro das FARC durante patrulhamento: "aproximadamente 13.000 menores de idade foram vinculados pelas Farc as suas fileiras", segundo relatório
 (Getty Images)

Membro das FARC durante patrulhamento: "aproximadamente 13.000 menores de idade foram vinculados pelas Farc as suas fileiras", segundo relatório (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 13h34.

Bogotá - As Farc recrutaram 13.000 menores de idade desde sua fundação, há 49 anos, segundo uma investigação da promotoria colombiana, que prepara acusações contra os chefes da guerrilha comunista por este crime.

"De acordo com um estudo feito com a Unidade de Análises e Contexto, aproximadamente 13.000 menores de idade foram vinculados pelas Farc as suas fileiras", disse o promotor coordenador da Unidade de Justiça e Paz, Leonardo Cabana, em uma entrevista ao jornal El Espectador publicada nesta segunda-feira.

O funcionário disse que este número corresponde a alistamentos realizados desde 1964, que envolveram crianças de até oito anos que recebiam tarefas de patrulha e apoio urbano.

Embora os diferentes grupos que intervêm no conflito tenham recrutado menores, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) - atualmente envolvidas em um processo de paz com o governo - são as que mais atraíram menores as suas fileiras, disse Cabana.

Esta prática se estendeu a 31 dos 32 departamentos do país, acrescentou o funcionário, indicando que, por isso, a promotoria leva adiante 5.075 investigações.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaCriançasCrimeFarc

Mais de Mundo

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Mais na Exame