Mundo

Extrema direita tem avanço nas eleições municipais da França

Pesquisa de opinião apontou que a direita teria, em média, 48% dos votos no primeiro turno nas cidades com mais de 3.500 habitantes, e a esquerda, 43%.


	França: "A bofetada antecipada chegou efetivamente para a esquerda", diretor de instituto de pesquisa
 (Alastair Miller/Bloomberg News)

França: "A bofetada antecipada chegou efetivamente para a esquerda", diretor de instituto de pesquisa (Alastair Miller/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2014 às 18h00.

A extrema direita registrou um forte avanço nas eleições municipais deste domingo na França, nas quais a esquerda sofreu um retrocesso e a direita, um pequeno avanço, segundo resultados preliminares.

Uma pesquisa de opinião do instituto BVA para o jornal Le Parisien indicou que a direita teria, em média, 48% dos votos no primeiro turno nas cidades com mais de 3.500 habitantes, e a esquerda, 43%. A Frente Nacional (extrema direita) teria 7% dos votos, encabeçando o escrutínio em várias cidades de médio porte.

A presidente da Frente Nacional, Marine Le Pen, comemorou a "colheita excepcional" conseguida por seu partido de extrema direita. O porta-voz do Partido Socialista (PS), David Assouline, criticou a "alta importante e inquietante" da extrema direita.

O presidente da UMP (direita), Jean-François Copé, assegurou que as condições para uma "grande vitória" de seu partido estavam reunidas frente ao segundo turno.

"É capital que aquelas e aqueles que votaram na Frente Nacional para expressar sua ira e exasperação contra a esquerda deem seus votos aos candidatos da UMP no segundo turno", disse Copé.

As eleições foram marcadas por uma forte abstenção, ao redor de 35%, segundo as pesquisas.

Tratou-se do primeiro teste eleitoral importante desde a chegada ao poder do socialista François Hollande, há quase dois anos.

"A bofetada antecipada chegou efetivamente para a esquerda", avaliou Gael Sliman, diretor do instituto BVA, que divulgou a pesquisa de boca-de-urna.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaFrançaPaíses ricosPartidos políticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua