Exército russo anuncia explosão de munições em base russa na Crimeia

Na ocasião, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas
Crimeia, uma península da Ucrânia anexada em 2014 por Moscou, está na linha de frente da ofensiva militar russa contra a ex-república soviética (Maxar Technologies/Divulgação/Reuters)
Crimeia, uma península da Ucrânia anexada em 2014 por Moscou, está na linha de frente da ofensiva militar russa contra a ex-república soviética (Maxar Technologies/Divulgação/Reuters)
A
AFPPublicado em 16/08/2022 às 09:53.

Uma base militar russa na península anexada da Crimeia sofreu na manhã de terça-feira (16) um incêndio que provocou explosões de munições, informou o ministério da Defesa da Rússia.

O incêndio aconteceu em um depósito temporário de munições em uma base russa no distrito de Dzhankoi, norte da Crimeia, segundo o ministério, citado pelas agências de notícias russas.

"Depois do incêndio aconteceu uma detonação de munições", afirma um comunicado.

O governador da Crimeia, Serguei Aksionov, que compareceu ao local, disse que dois civis ficaram feridos e que os moradores começaram a ser levados para um município vizinho.

Horas depois do anúncio, o incêndio permanecia ativo, de acordo com Aksionov.

O incidente acontece uma semana depois da explosão de munições destinadas à aviação em um depósito em uma base militar de Saki, oeste da Crimeia.

Na ocasião, uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.

A Crimeia, uma península da Ucrânia anexada em 2014 por Moscou, está na linha de frente da ofensiva militar russa contra a ex-república soviética.

Os aviões militares russos decolam quase diariamente deste território para atacar alvos em regiões sob o controle de Kiev.

Ao mesmo tempo, várias zonas desta península estão dentro do raio de ação dos canhões e drones ucranianos.

"A manhã perto de Dzhankoi começou com explosões", afirmou no Twitter o conselheiro da presidência ucraniana, Mikhailo Podoliak.

"A Crimeia em um país normal é o Mar Negro, as montanhas, recreação e turismo. Mas a Crimeia ocupada pelos russos tem explosões de depósitos de munições e um alto risco de morte para os invasores e ladrões", acrescentou.

Veja também: 

Navio chinês atraca no Sri Lanka em meio a temores indianos de espionagem

Acordo nuclear com Irã pode gerar mais de um milhão de barris por dia de petróleo