Mundo

Exército dos EUA envia armas a combatentes curdos na Síria

Exército dos EUA informou ter lançado por via aérea armas para os grupos curdos sírios que combatem o Estado Islâmico perto da cidade de Kobani

Curdos na Turquia observam Kobani: Comando Central dos EUA disse ter entregue armas, munições e suprimentos médicos para os curdos (Kai Pfaffenbach/Reuters)

Curdos na Turquia observam Kobani: Comando Central dos EUA disse ter entregue armas, munições e suprimentos médicos para os curdos (Kai Pfaffenbach/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2014 às 07h31.

Washington - O Exército dos EUA informou ter lançado por via aérea armas para os grupos curdos sírios que combatem o Estado Islâmico perto da cidade de Kobani, na Síria, na primeira entrega em mais de um mês de combates, mas a iniciativa poderá desagradar à Turquia.

O Comando Central dos EUA disse ter entregue armas, munições e suprimentos médicos para os curdos que estão tentando evitar um massacre por parte do Estado islâmico, grupo que se apoderou de vastas extensos de território na Síria e no Iraque este ano. O principal grupo curdo sírio defendendo Kobani dos militantes Estado Islâmico disse nesta segunda-feira ter recebido uma "enorme quantidade" de munições e armas.

Kobani, também conhecida como Ayn al-Arab, está cercada por combatentes do Estado Islâmico no leste, oeste e sul, e limitada a norte pela fronteira com a Turquia. O governo turco recusou pedidos de curdos sírios para que abrisse um corredor pelo qual os curdos de Kobani pudessem ser reabastecidos.

A Turquia vê os curdos sírios com profunda desconfiança por causa de suas ligações com o PKK - um grupo que pegou em armas por décadas pelos direitos dos curdos na Turquia.

O "reabastecimento" de combatentes curdos marca uma escalada no esforço dos EUA para ajudar as forças locais na Síria a derrotar o Estado Islâmico, grupo militante sunita radical, após anos de tentativas dos EUA de para evitar ser arrastado para a guerra civil síria, que já dura mais de três anos.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)Países ricosSíria

Mais de Mundo

Kamala ainda não escolheu candidato a vice-presidente, diz campanha

Kamala Harris faz suspense para escolha de vice, que deve sair até terça

Oposição da Venezuela nega que Edmundo tenha se autoproclamado presidente do país em carta

Kamala Harris vai definir vice para eleição nos EUA antes de giro por estados-chave

Mais na Exame