Mundo

Exército do Sudão do Sul preparado para tomar cidade rebelde

Forças sul-sudanesas estão prontas para tomar a cidade de Bor, em mãos rebeldes, declarou o presidente do Sudão do Sul

Sul-sudaneses desabrigados no Sudão do Sul: porta-voz do exército sul-sudanês havia afirmado que as tropas se preparavam para retomar a cidade de Bor (Anna Adhikari/AFP)

Sul-sudaneses desabrigados no Sudão do Sul: porta-voz do exército sul-sudanês havia afirmado que as tropas se preparavam para retomar a cidade de Bor (Anna Adhikari/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 09h28.

Juba - As forças sul-sudanesas estão prontas para tomar a cidade de Bor, em mãos rebeldes, declarou o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, nesta quinta-feira, depois da retirada dos cidadãos estrangeiros da capital do estado instável de Jonglei.

O exército está "preparado para avançar em direção a Bor", 200 km ao norte da capital Juba, indicou o presidente ao Parlamento, ressaltando que a ofensiva foi adiada para permitir que os Estados Unidos retirassem seus cidadãos.

O porta-voz do exército sul-sudanês, Philip Aguer, havia afirmado nesta segunda-feira momentos antes que as tropas se preparavam para retomar a cidade de Bor.

Os confrontos atingem o Sudão do Sul há mais de uma semana, depois que o presidente Kiir acusou seu ex-vice-presidente Riek Machar, derrubado do governo em julho, de uma tentativa de golpe de Estado.

Machar nega estas acusações e culpa Kiir de querer eliminar seus rivais. Além de Bor, as forças rebeldes tomaram a cidade de Bentiu, capital do estratégico estado de Unidade, que concentra a produção petroleira nacional.

Ante o Parlamento do Sudão do Sul, Kiir mostrou novamente sua intenção de negociar com Riek Machar, mas "sem condições prévias". O ex-vice-presidente informou que negociará apenas após a saída do presidente.

No entanto, Kiir, de etnia dinka, voltou a acusar seu rival de mobilizar milicianos da etnia Nuer, denominados "o exército branco", conhecidos por seus ataques brutais contra as comunidades rivais durante a longa guerra civil Norte-Sul (1983-2005), que arrasou o Sudão antes da independência do Sul, em 2011.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaExércitoSudão

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma