Mundo

Ex-rei da Bélgica considera pensão de € 923 mil insuficiente

O ex-rei dos belgas Albert II considera insuficiente seu orçamento anual que chega a 923.000 euros (1,25 milhão de dólares) desde sua abdicação em julho

O ex-rei dos belgas Albert II: durante os 20 anos de reinado, Albert II recebia 11,5 milhões de euros anuais (Dirk Waem/AFP)

O ex-rei dos belgas Albert II: durante os 20 anos de reinado, Albert II recebia 11,5 milhões de euros anuais (Dirk Waem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 09h11.

Bruxelas - O ex-rei dos belgas Albert II considera insuficiente seu orçamento anual que chega a 923.000 euros (1,25 milhão de dólares) desde sua abdicação em julho e negocia discretamente para que alguns de seus gastos sejam assumidos pelo Estado, informa nesta quinta-feira o jornal Le Soir.

Durante os 20 anos de reinado, de agosto de 1993 a julho de 2013, Albert II recebia 11,5 milhões de euros anuais. Mas desde que deixou o trono para seu filho Philippe, no dia 21 de julho, recebe "apenas" 923.000 euros brutos, que se transformam em 700.000 euros livres de impostos, explicou o jornal.

Albert II tem a seu serviço uma equipe de 10 colaboradores, além de uma equipe de segurança, mas se queixa do valor que recebe, escreveu a especialista em monarquia belga do Le Soir.

Segundo uma fonte anônima citada pelo jornal, o ex-monarca "diz que não foi tratado como esperava e que isso lhe cria dificuldades". O jornal lembra que a rainha Beatrix da Holanda, que também abdicou, obteve uma pensão de 1,4 milhão de euros por ano.

Pessoas próximas ao ex-rei, pelo "desânimo do rei e por suas reclamações financeiras", tentam "encontrar soluções para aumentar indiretamente sua renda", acrescentou o jornal.

Entre as ideias estudadas figura o financiamento pelo Estado dos gastos do castelo de Belvedere, em Bruxelas, a residência de Albert II, ou que a Marinha de Guerra assuma os gastos de combustível de seu luxuoso iate, o Alpa, cujo valor está estimado em 4,6 milhões de euros e que está registrado como uma embarcação militar.

Albert II teria levantado a questão com "alguns membros do governo", incluindo o primeiro-ministro Elio Di Rupo e vários vice-primeiros-ministros, explicaram diversas fontes ao jornal.

Até agora, as autoridades políticas não deram uma resposta e o "entusiasmo não deve ser muito grande" neste período de austeridade fiscal, afirma o jornal.

O Palácio Real não fez comentários sobre estas informações, mas também não as desmentiu, ressaltou o jornal.

Acompanhe tudo sobre:BélgicaCâmbioEuroEuropaMoedasPaíses ricos

Mais de Mundo

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Mais na Exame