Mundo

Ex-conselheiro de Johnson critica sua gestão da pandemia no Reino Unido

Estratégia de "imunidade coletiva" adotada pelo primeiro-ministro britânico foi questionada

Críticas: denúncia afirma que Poder Executivo queria deixar Covid-19 se propagar na população (Hannah McKay - WPA Pool/Getty Images)

Críticas: denúncia afirma que Poder Executivo queria deixar Covid-19 se propagar na população (Hannah McKay - WPA Pool/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 23 de maio de 2021 às 10h54.

Um ex-conselheiro do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, Dominic Cummings, criticou sua gestão da pandemia, acusando-o de ter buscado inicialmente uma "imunidade coletiva", três dias antes de um comparecimento diante de um comitê parlamentar que se anuncia explosivo para o governo.

Em uma série de tuítes publicados no sábado à noite, Dominic Cummings afirmou que quando a pandemia chegou no país no início de 2020, o plano do Executivo era deixar que o vírus se propagasse para que uma maioria da população desenvolvesse uma resistência depois de ter contraído a doença.

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME Invest Pro

Segundo ele, essa estratégia de "imunidade colectiva" só foi abandonada no início de março de 2020 depois que Downing Street alertou que isso levaria a uma "catástrofe".

Questionada neste domingo pela BBC, a ministra do Interior Priti Patel declarou que a imunidade coletiva "absolutamente" não foi o objetivo inicial do governo.

"A imunidade coletiva nunca foi uma estratégia", concordou no mesmo canal a diretora-geral da agência britânica de segurança sanitária, Jenny Harries.

Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

Acompanhe tudo sobre:Boris JohnsonPandemiaReino Unido

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia