Mundo

Ex-combatente diz que holandês era carcereiro de Foley

Belga que combateu com jihadistas na Síria disse que holandês era carcereiro de James Foley, jornalista decapitado pelo Estado Islâmico

Militante do Estado Islâmico com o jornalista James Foley, que foi decapitado (Social Media Website via REUTERS TV)

Militante do Estado Islâmico com o jornalista James Foley, que foi decapitado (Social Media Website via REUTERS TV)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 13h15.

Bruxelas - Um jovem belga que combateu com jihadistas na Síria disse que um holandês exercia a função de carcereiro na prisão em que o Estado Islâmico (EI) mantinha sequestrado o jornalista americano James Foley.

O pai de Jejoen Bontinck, que se seguiu para Síria com apenas 17 anos, declarou à imprensa local que seu filho sabia que um holandês exercia um papel destacado na prisão onde estava Foley, sequestrado em novembro de 2012 no norte da Síria e que foi decapitado pelos jihadistas.

O advogado de Bontinck, Kris Luijckx, confirmou a versão apresentada pelo pai do jovem, que, na ocasião, contava o que seu filho viveu na Síria para evitar que "outros combatentes estrangeiros" se juntassem ao EI.

O jovem, que enfrenta acusações criminais por terrorismo, também assegura que chegou a compartilhar a mesma cela com Foley e que tinha uma boa relação com o jornalista, segundo a emissora "VTM".

Bontnick foi detido pelos jihadistas porque eles se inteiraram dos planos do jovem em querer retornar à Bélgica.

O advogado indicou ao canal citado que Bontnick entrou em contato com os familiares de Foley após seu retorno à Bélgica, supostamente as primeiras "informações detalhadas de que o mesmo ainda estava vivo, mas sequestrado por um grupo jihadista".

Foley, que era um fotojornalista, colaborava com o site americano "GlobalPost" e com a agência francesa "AFP", entre outros veículos.

Segundo o programa EenVandaag, da emissora "VTM", a Justiça belga e os serviços de informação da Holanda não confirmam e nem desmentem as declarações do ex-combatente jihadista.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIslamismoSíriaSunitas

Mais de Mundo

Trump pede que Suprema Corte pause até a posse presidencial lei que pode proibir TikTok

Dilma e Orsi discutem possível entrada do Uruguai no Banco dos Brics

Musk x MAGA: Entenda o racha entre aliados de Trump sobre visto para imigrantes qualificados

Vários soldados norte-coreanos feridos e capturados morreram na Ucrânia, afirma Zelensky