Mundo

Ex-autoridade da China é condenada à prisão perpétua

Ex-vice-chefe da principal agência de planejamento da China foi condenado à prisão perpétua, nesta quarta-feira, por um escândalo de propinas

Liu Tienan: ele foi a primeira autoridade com nível ministerial a encarar uma investigação depois que Xi Jinping se tornou o líder do Partido Comunista (Langfang Intermediate Peoples Court/Reuters)

Liu Tienan: ele foi a primeira autoridade com nível ministerial a encarar uma investigação depois que Xi Jinping se tornou o líder do Partido Comunista (Langfang Intermediate Peoples Court/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 07h14.

Pequim - Um ex-vice-chefe da principal agência de planejamento da China foi condenado à prisão perpétua, nesta quarta-feira, por um escândalo de propinas que expôs a corrupção nos altos níveis do governo chinês e envolveu várias empresas, incluindo a Toyota Motor Corp.

A sentença, anunciada por um tribunal perto de Pequim, selou o destino de Liu Tienan, que foi demitido do cargo de vice-chefe da Comissão de Desenvolvimento Nacional e Reforma no ano passado, uma posição com status de ministro.

Liu foi a primeira autoridade com nível ministerial a encarar uma investigação depois que Xi Jinping se tornou o líder do Partido Comunista no final de 2012 e lançou a mais agressiva campanha anticorrupção na China em décadas.

Analistas têm se dividido sobre a motivação da campanha de Xi. Alguns avaliam que serve como instrumento para a remoção de oponentes do líder chinês, enquanto outros dizem que é necessário afastar autoridades que fiquem no caminho da implementação das reformas econômicas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCorrupçãoEscândalosFraudesPrisões

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA