Mundo

Eurotunnel se aproxima da falência

Dívidas somam 6,18 bilhões de libras. Credores podem reivindicar controle da concessionária

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O Eurotunnel está próximo de declarar falência após o fracasso de negociações sobre o futuro da empresa, que procurava aprovar um plano de reestruturação. A concessionária, que opera o túnel sob o Canal da Mancha que liga a França à Inglaterra, reuniu-se sem sucesso com dois grupos de investidores, nesta semana, para renegociar suas dívidas de 6,18 bilhões de libras.

Em comunicado, o Eurotunnel afirmou que o fracasso das conversas aumenta a possibilidade de a KPMG, auditoria independente que acompanha o caso, declarar a companhia insolvente. Nesta terça-feira (11/7), a concessionária iniciou os procedimentos para buscar amparo na lei de falências. Alguns credores, porém, estão céticos quanto à possibilidade de os auditores declararem a insolvência da empresa franco-britânica, enquanto ela ainda tiver caixa. Segundo o Eurotunnel, os recursos em caixa são suficientes para operar até janeiro.

O insucesso das negociações foi anunciado pela Ad Hoc Creditor';s Committe, organização que representa a maioria dos credores, com 3,95 bilhões de libras para receber. A organização reconheceu avanços nas conversas, mas advertiu que nenhum acordo razoável poderia ser fechado nos prazos determinados pela diretoria do Eurotunnel. A empresa pretende apresentar seu plano de reestruturação em uma assembléia de acionistas marcada para 27 de julho.

Desde maio, a companhia tenta um acordo, mas as propostas foram rejeitadas pelos credores, que alegam que os valores oferecidos por seus títulos de dívidas estão abaixo do desejável.

De acordo com o britânico Financial Times, uma corte francesa já teria, agora, condições de apontar um interventor com a missão de fechar um acordo entre as partes. Se a negociação não avançasse, os credores qualificados poderiam reivindicar o controle acionário da empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Biden continua apresentando sintomas leves de covid-19, diz médico do presidente

Aliada de Macron é eleita presidente do Parlamento em 1º teste de forças após as eleições na França

Maduro fala em risco de 'banho de sangue' se for derrotado nas eleições da Venezuela; veja vídeo

Mais na Exame