Mundo

Eurogrupo aprova entregar mais 11,5 bilhões de euros à Irlanda

Decisão foi adotada depois que os supervisores internacionais confirmaram que a Irlanda está cumprindo o programa de reformas

Os supervisores internacionais anteciparam que esperam que a Irlanda cumpra o objetivo de manter o déficit fiscal no limite de 10,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB)

Os supervisores internacionais anteciparam que esperam que a Irlanda cumpra o objetivo de manter o déficit fiscal no limite de 10,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2011 às 20h16.

Bruxelas - Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro aprovaram nesta terça-feira entregar à Irlanda o quarto lance do pacote de assistência financeira, de 11,5 bilhões de euros, dois quais a União Europeia (UE) fornece dois terços e o Fundo Monetário Internacional (FMI) o restante.

A decisão foi adotada na reunião do Eurogrupo de hoje em Bruxelas depois que os supervisores internacionais, a chamada troika - Banco Central Europeu (BCE), FMI e Comissão Europeia - confirmaram em uma missão no terreno que a Irlanda está cumprindo o programa de reformas exigido em troca do resgate.

Segundo esta última revisão da troika, que aconteceu no final de outubro, a Irlanda segue aplicando de maneira 'sólida' os requisitos incluídos no programa de ajuda, que ascende a um total de 85 bilhões de euros.

Os supervisores internacionais anteciparam também que esperam que a Irlanda cumpra o objetivo de manter o déficit fiscal no limite de 10,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

O crescimento econômico, por sua parte, foi durante o primeiro semestre do ano 2,3% maior que o esperado devido às exportações, enquanto a previsão de evolução do PIB para 2011 e 2012 se situa em 1,1% por causa da ligeira contração que se prevê que sofra a demanda interna.

O Governo irlandês mantém, no entanto, seu programa de consolidação fiscal com o objetivo de reduzir o déficit público para menos de 3% do PIB em 2015.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuroEuropaIrlandaMoedasPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Dinastia Trump S.A.: Influência de família em campanha sinaliza papel central em possível governo

Após mais de 100 mortes em protestos, Bangladesh desliga internet e decreta toque de recolher

Opinião: A hegemonia do dólar deve ser terminada

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Mais na Exame