Mundo

Eurogrupo antecipa reunião para liberar nova ajuda à Grécia

A mudança de planos ocorreu após o Parlamento grego aprovar o plano de ajustes fiscais do governo

UE: "estão sendo cumpridas as condições para tomar uma decisão sobre o desembolso do próximo lote de assistência financeira" (Ralph Orlowski/Getty Images)

UE: "estão sendo cumpridas as condições para tomar uma decisão sobre o desembolso do próximo lote de assistência financeira" (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 09h11.

Bruxelas - Os ministros de Finanças da zona do euro anteciparam para este sábado a reunião que tinham fixado para domingo, na qual está previsto a aprovação do lote de ajuda de 8,7 bilhões de euros à Grécia, confirmaram à Agência Efe fontes diplomáticas.

O encontro também não será presencial, como estava previsto, mas será realizado mediante videoconferência às 18h de Bruxelas (13h de Brasília).

A mudança de planos ocorreu após o Parlamento grego aprovar o plano de ajustes fiscais do Governo, condição imposta pela zona do euro para a concessão de empréstimos adicionais ao país.

"Estão sendo cumpridas as condições para tomar uma decisão sobre o desembolso do próximo lote de assistência financeira para a Grécia", anunciaram na quinta-feira os presidentes da Comissão Europeia - órgão executivo da União Europeia (UE), José Manuel Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, após a votação em Atenas.

Este pacote é necessário para impedir a suspensão dos empréstimos no meio do ano, o que teria provocado terríveis consequências para a Grécia, mas também para a economia global e especialmente para os países europeus mais suscetíveis ao contágio.

Na reunião deste sábado, os ministros de Finanças da zona do euro poderão dar sinal verde à parte europeia do quinto lote de ajuda, de 8,7 bilhões de euros. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) pretende liberar os 3,3 bilhões de euros que lhe correspondem em uma próxima reunião, no dia 8 de julho.

Os ministros de Finanças da zona do euro também discutirão durante a videoconferência sobre a preparação de um segundo resgate financeiro à Grécia, que se revelou necessário após constatar que a economia do país não estará em condições de voltar a se financiar nos mercados no ano que vem, como se previa com o pacote de 110 bilhões de euros aprovados em 2010.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame