Mundo

EUA: secretário diz que reabertura do país será decisão de saúde

Steven Mnuchin disse neste domingo que a decisão de abrir o país na Páscoa não será econômica

Agentes fazem teste de coronavírus em motorista na Califórnia: principal objetivo de Trump é a saúde das pessoas, diz Mnunchin (Bob Riha/Getty Images)

Agentes fazem teste de coronavírus em motorista na Califórnia: principal objetivo de Trump é a saúde das pessoas, diz Mnunchin (Bob Riha/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de março de 2020 às 13h14.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse neste domingo que a decisão de reabrir a economia do país já na Páscoa será uma decisão de saúde pública, e não econômica.

Mnunchin reconhece o aumento do número de desempregados e o declínio do PIB, já que 1 em cada 3 americanos permanece sob ordens do governo de ficar em casa para diminuir a disseminação do coronavírus, que já matou mais de 2 mil norte-americanos. Mas ressalta que o principal objetivo do presidente Donald Trump é a saúde das pessoas.

Mnuchin disse ainda que seu próprio foco principal é receber dinheiro de estímulo do pacote de ajuda recém repassado de US $ 2,2 trilhões do Congresso imediatamente nas mãos de trabalhadores e empresas.

Mnunchin lembrou que os trabalhadores americanos receberão depósitos diretos em três semanas, enquanto um programa federal destinado a ajudar metade da força de trabalho, incentivando pequenas empresas a contrair empréstimos para manter seus trabalhadores por oito semanas, estará em funcionamento na sexta-feira.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)Saúde

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia