EUA publicam 17 documentos de Osama Bin Laden

Os documentos foram encontrados no complexo onde o terrorista se escondia no Paquistão

Washington - Os Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira 17 documentos encontrados no complexo onde Osama Bin Laden se escondia durante a operação do exército americano que terminou com sua morte.

Um dos documentos divulgados nesta quinta mostra que Bin Laden estava preocupado com os ataques da Al-Qaeda que causavam a morte desnecessárias de muçulmanos e aconselhou seus assessores a ter mais cuidado para poupar a vida de civis, segundo carta que ele escreveu em maio de 2010.

O líder da Al-Qaeda, morto num ataque americano há um ano, falou da "necessidade de cancelar outros ataques devido à possibilidade de mortes desnecessárias de civis" em países muçulmanos, de acordo com a carta.

A Casa branca autorizou desclassificar os documentos, que serão publicados on-line nos sites do Centro de Combate contra o Terrorismo da academia militar de West Point.

Os documentos incluem cartas ou rascunhos de cartas datadas entre setembro de 2006 e abril de 2011, um total de 175 páginas escritas em árabe.

Também há correspondências internas da Al-Qaeda, além de cartas de Bin Laden e de líderes do grupo associado no Iêmen, assim como de militantes na Somália e no Paquistão.

A divulgação dos documentos é parte da celebração do aniversário da morte de Bin Laden, no dia 2 de maio de 2011, durante a qual o presidente Barack Obama e seus colaboradores relembraram a operação secreta das forças de elite SEALS da marinha, que acabou com a vida do líder da Al-Qaeda.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.