Mundo

EUA publicam 17 documentos de Osama Bin Laden

Os documentos foram encontrados no complexo onde o terrorista se escondia no Paquistão

O complexo onde Bin Laden se escondia, no Paquistão, foi demolido recentemente (Aaamir Qureshi/AFP)

O complexo onde Bin Laden se escondia, no Paquistão, foi demolido recentemente (Aaamir Qureshi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2012 às 18h09.

Washington - Os Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira 17 documentos encontrados no complexo onde Osama Bin Laden se escondia durante a operação do exército americano que terminou com sua morte.

Um dos documentos divulgados nesta quinta mostra que Bin Laden estava preocupado com os ataques da Al-Qaeda que causavam a morte desnecessárias de muçulmanos e aconselhou seus assessores a ter mais cuidado para poupar a vida de civis, segundo carta que ele escreveu em maio de 2010.

O líder da Al-Qaeda, morto num ataque americano há um ano, falou da "necessidade de cancelar outros ataques devido à possibilidade de mortes desnecessárias de civis" em países muçulmanos, de acordo com a carta.

A Casa branca autorizou desclassificar os documentos, que serão publicados on-line nos sites do Centro de Combate contra o Terrorismo da academia militar de West Point.

Os documentos incluem cartas ou rascunhos de cartas datadas entre setembro de 2006 e abril de 2011, um total de 175 páginas escritas em árabe.

Também há correspondências internas da Al-Qaeda, além de cartas de Bin Laden e de líderes do grupo associado no Iêmen, assim como de militantes na Somália e no Paquistão.

A divulgação dos documentos é parte da celebração do aniversário da morte de Bin Laden, no dia 2 de maio de 2011, durante a qual o presidente Barack Obama e seus colaboradores relembraram a operação secreta das forças de elite SEALS da marinha, que acabou com a vida do líder da Al-Qaeda.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Osama bin LadenPaíses ricosPolíticosTerroristas

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua