Mundo

EUA: milhares vão às ruas e há confronto com polícia

As pessoas foram às ruas contra a morte de dois homens negros em Louisiana e Minnesota e após a morte de cinco policiais por um atirador em Dallas.


	Policial em homenagem ao massacre em Dallas nos EUA
 (Carlo Allegri / Reuters)

Policial em homenagem ao massacre em Dallas nos EUA (Carlo Allegri / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2016 às 11h34.

Dallas - Nos Estados Unidos, milhares de pessoas foram às ruas no sábado contra a morte de dois homens negros em Louisiana e Minnesota e após a morte de cinco policiais por um atirador em Dallas.

Em Louisiana, na cidade de Baton Rouge, os manifestantes protestaram diante do departamento de polícia local e diversas pessoas foram presas, incluindo o ativista DeRay Mckesson, do grupo "Black Lives Matter" (Vidas negras importam, em tradução livre).

No Minnesota, a polícia usou bombas de fumaça contra cerca de 200 manifestantes que bloqueavam a rodovia Interstate 94, em St. Paul. A polícia local também informou prisões, sem revelar a quantidade de pessoas, e que oficiais sofreram ferimentos leves, causados por pedras, fogos de artifício e garrafas arremessadas por manifestantes.

Na Califórnia, protestos bloquearam ruas e rampas de acesso da ponte Bay Bridge, que liga as cidades de São Francisco e Oakland. Em Fresno, manifestantes interditaram várias ruas e marchavam para a rodovia State Route 41, quando foram impedidos pela tropa de choque.

No Colorado, o grupo "Black Lives Matter" planeja continuar acampado no parque Civic Center, em uma vigília de 135 horas, que representa cada pessoa negra morta por policiais em 2016. O protesto começou na quinta-feira.

Na Flórida, centenas de pessoas marcharam na praia de West Palm, em Fort Lauderdale. Em um certo momento, os manifestantes passaram em frente à prisão local, quando os presos bateram nas janelas como forma de apoio.

Na cidade de Nova York, aproximadamente 1 mil pessoas caminharam por Manhattan com faixas com os dizeres "Vidas negras importam" e "Sem justiça, sem paz". A polícia caminhou junto com os manifestantes e ao menos 20 pessoas foram presas.

Mais protestos foram registrados na Filadélfia, em Pensilvânia, e Salt Lake City, em Utah. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MassacresPaíses ricosProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo