Mundo

EUA insistem que Snowden deve enfrentar Justiça

O país reiterou sua posição à Venezuela, que ofereceu asilo ao ex-técnico da inteligência americano


	Televisão exibe em aeroporto reportagem sobre Edward Snowden: o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é um dos dirigentes que mais defendeu Snowden.
 (REUTERS / Sergei Karpukhin)

Televisão exibe em aeroporto reportagem sobre Edward Snowden: o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é um dos dirigentes que mais defendeu Snowden. (REUTERS / Sergei Karpukhin)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2013 às 15h33.

Washington - Os Estados Unidos reiteraram junto à Venezuela que o ex-técnico da inteligência americano Edward Snowden, a quem Caracas ofereceu asilo, deve enfrentar a Justiça de seu país, informou nesta sexta-feira um funcionário do Departamento de Estado, que não quis ser identificado.

Em uma telefonema, o secretário de Estado americano, John Kerry, conversou com o ministro venezuelano das Relações Exteriores, Elías Jaua, sobre o fato de Snowden "alvo de acusações criminais sérias e deveria voltar aos Estados Unidos para enfrentá-las, caso venha a ficar sob jurisdição venezuelana", contou a fonte à AFP.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é um dos dirigentes que mais defendeu Snowden e, em 5 de julho, ofereceu asilo a ele de forma oficial, assim como a Nicarágua e a Bolívia.

Segundo a fonte, Kerry não mencionou em sua conversa com Jaua que implicações teria um possível asilo de Snowden em Caracas na relação entre os dois países, que recentemente retomaram o diálogo para a volta de embaixadores, depois de anos de relações tensas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)VenezuelaEdward Snowden

Mais de Mundo

Qual é o argumento de Maduro para questionar prisão nos EUA?

EUA assinam acordo de cooperação nuclear com Arábia Saudita

Áustria inaugura delegacia na casa de Adolf Hitler para afastar neonazistas

Nicarágua quer acabar com as eleições de vez; Parlamento votará lei contra oposição