Mundo

EUA garantem ao Brasil transferência de tecnologia de caças

O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que declarara preferência pelos aviões franceses, deixou a decisão em mãos da sucessora Dilma Rousseff

Além do Rafale também estão na disputa um modelo sueco e um americano   (Boris Horvat/AFP)

Além do Rafale também estão na disputa um modelo sueco e um americano (Boris Horvat/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 21h51.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - O Brasil não deve duvidar da transferência de tecnologia se adquirir os caças F/A-18 Super Hornet para a sua Força Aérea, disse nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, o subsecretário de Defesa para a América Latina, Frank Mora, em audiência no Senado.

"Afirmaria que a transferência de tecnologia da magnitude que estamos oferecendo colocará o Brasil no nível de nossos aliados próximos", destacou.

Ao ser ouvido sobre se Brasília não deveria duvidar do compromisso da transferência de tecnologia, Mora respondeu: "É correto".

O F/A-18 Super Hornet da Boeing compete com o Rafale da francesa Dassault e com o Gripen NG da sueca Saab, por um contrato estimado entre 4 bilhões e 7 bilhões de dólares.

O ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que declarara preferência pelos aviões franceses, deixou a decisão em mãos da sucessora Dilma Rousseff.

Um dos aspectos mais importantes para o Brasil na negociação é a transfêrencia de tecnologia.

"Os Estados Unidos apresentaram uma proposta sólida dos Super Hornet (...), com transferência significativa de tecnologia", destacou Frank Mora.

Explicou que a compra dos aviões estreitaria ainda mais a colaboração na defesa, depois da assinatura, em abril de 2010, de um acordo de cooperação militar entre ambos os países.

O presidente Barack Obama visitará o Brasil no final de março, como parte de uma turnê que o levará, também, ao Chile e a El Salvador.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transportePaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)Dados de BrasilAviação

Mais de Mundo

Putin diz que Trump 'não desiste' de tentar resolver guerra na Ucrânia

Explosões em base militar deixam mortos, 81 feridos e 14 desaparecidos na Bolívia

Holanda retira 78 toneladas de ouro dos EUA: importante sinal político, diz especialista

Enviados de Trump chegam a Moscou para discutir proposta de paz entre Rússia e Ucrânia