Mundo

EUA enviam aviso formal de saída do Acordo Climático de Paris

Donald Trump anunciou a saída em junho, ao dizer que o acordo teria custado trilhões de dólares aos EUA, acabado com empregos e prejudicado indústrias

Donald Trump: o presidente disse, na época, que estaria aberto para renegociar o acordo (Zach Gibson/Getty Images)

Donald Trump: o presidente disse, na época, que estaria aberto para renegociar o acordo (Zach Gibson/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 4 de agosto de 2017 às 19h51.

Washington - O Departamento de Estado norte-americano informou oficialmente à Organização das Nações Unidas sua saída do Acordo Climático de Paris em documento emitido nesta sexta-feira, mas deixou a porta aberta para voltar caso os termos melhorem para os Estados Unidos.

O Departamento de Estado informou em nota à imprensa que os EUA irão continuar participando de encontros da ONU sobre mudanças climáticas durante o processo de afastamento, que é esperado para levar ao menos três anos.

"Os Estados Unidos apoiam uma abordagem equilibrada à política climática que diminui emissões enquanto promove crescimento econômico e garante segurança energética", informou o departamento no comunicado.

O presidente Donald Trump anunciou a decisão de deixar o acordo de Paris em junho, dizendo que o acordo teria custado trilhões de dólares aos Estados Unidos, acabado com empregos e prejudicado indústrias do petróleo, gás, carvão e manufatura.

Mas ele também disse, na época, que estaria aberto para renegociar o acordo, que foi aceito por quase 200 países - sendo ridicularizado por líderes empresariais e comerciais que disseram que isto seria impossível.

Durante uma visita a Paris no mês passado para encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, os dois líderes discutiram o acordo e Trump disse a repórteres que "algo pode acontecer a respeito do acordo de Paris, vamos ver o que acontece".

"Como o presidente indicou em seu anúncio em 1º de junho e subsequentemente, ele está aberto para retomar o Acordo de Paris caso os Estados Unidos possam identificar termos que são mais favoráveis para o país, seus negócios, seus trabalhadores, seu povo e seus contribuintes", informou o Departamento de Estado na nota à imprensa sobre o anúncio formal de afastamento.

Acompanhe tudo sobre:acordo-de-parisDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Meio ambiente

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame