Mundo

EUA e Espanha pedem coordenação econômica para evitar desaceleração

Os presidentes dos dois países também concordaram com a necessidade de acelerar a aplicação do plano de resgate grego e de reforçar a aposta no projeto do euro

Segundo Zapatero, a conversa com Obama faz parte do intenso diálogo que o governo espanhol tem mantido nos últimos dias com diversos líderes (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Segundo Zapatero, a conversa com Obama faz parte do intenso diálogo que o governo espanhol tem mantido nos últimos dias com diversos líderes (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2011 às 18h38.

Madri -O presidente americano Barack Obama, e o chefe de governo espanhol, José Luis Zapatero, concordaram hoje, durante uma conversa por telefone, com a necessidade de "trabalhar de forma coordenada para fortalecer o crescimento econômico e evitar a desaceleração", indicou o governo espanhol.

Os líderes "analisaram a situação econômica global, os problemas da dívida pública e o crescimento mundial", segundo um comunicado. Também concordaram com a "necessidade de acelerar a aplicação dos acordos alcançados pelo Eurogrupo em 21 de junho, e de reforçar a aposta no projeto do euro".

O Eurogrupo acertou em junho o segundo plano de resgate da Grécia, que os mercados e países da Zona do Euro pedem que seja colocado em prática imediatamente.

A conversa entre Obama e Zapatero "faz parte do intenso diálogo que o chefe de governo espanhol tem mantido nos últimos dias com diversos líderes europeus", indicou o governo espanhol, após a crise da dívida espanhola, na semana passada.

Nesta segunda-feira, a situação melhorava, embora as principais bolsas europeias tenham registrado fortes quedas, reagindo ao rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P).

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoEspanhaEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil