Mundo

EUA e Cuba retomam diálogo bilateral na próxima segunda

A subsecretária de Estado americana para Assuntos do Hemisfério Ocidental viaja no domingo, onde retoma diálogo sobre o restabelecimento das relações com Cuba


	A vice-secretária de Estado americana para o hemisfério ocidental, Roberta Jacobson
 (RODRIGO BUENDIA/AFP)

A vice-secretária de Estado americana para o hemisfério ocidental, Roberta Jacobson (RODRIGO BUENDIA/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 20h09.

A subsecretária de Estado americana para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, viaja no domingo para Cuba, onde retoma o diálogo bilateral sobre o restabelecimento das relações diplomáticas e a reabertura das embaixadas - informou o Departamento de Estado nesta sexta-feira.

De acordo com os EUA, Jacobson se reunirá com a equipe cubana liderada pela diretora da Divisão de América do Norte do Ministério cubano das Relações Exteriores, a diplomata Josefina Vidal.

As duas negociadoras já tiveram duas rodadas de diálogo. A primeira aconteceu em janeiro, em Havana; e a segunda, em fevereiro, em Washington.

Segundo a diplomacia americana, ambas as partes "estiveram em contato desde sua última reunião em fevereiro, em Washington".

Ainda não há uma definição sobre a duração das reuniões, mas uma fonte de alto escalão do Departamento disse à AFP que Jacobson pode estar de volta a Washington até metade da semana.

A fonte consultada pela AFP explicou que "essa terceira reunião não foi planejada, mas estava previsto que o mecanismo funcionaria desse jeito".

Até o momento, completou, "as negociações foram conduzidas de forma profissional, cortês e respeitosa, e não há razões para que esse ambiente de diálogo mude".

De acordo com a fonte da AFP, o avanço dos entendimentos marcha no ritmo "que estava previsto".

"Não se pode esperar deixar para trás 50 anos de falta de confiança em um mês. Acreditamos que o ritmo até agora foi bastante bom", acrescentou o funcionário.

Estados Unidos e Cuba surpreenderam o mundo, em 17 de dezembro passado, ao anunciar a decisão conjunta de deixar para trás meio século de tensões e iniciar o processo de restabelecimento das relações diplomáticas.

Washington manifestou seu desejo de que os dois países possam comunicar a reabertura das respectivas embaixadas antes da Cúpula das Américas, que acontece em 10 e 11 de abril, no Panamá.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame