Mundo

EUA e China fecham acordo sobre Coreia do Norte

As negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, no dia 6 de janeiro


	Líder norte-coreano Kim Jong Un: as negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear
 (Jason Lee/Reuters)

Líder norte-coreano Kim Jong Un: as negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear (Jason Lee/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2016 às 08h41.

Estados Unidos e China chegaram a um acordo para uma resolução da ONU sobre a Coreia do Norte e não aceitarão Pyongyang como um "Estado com armas nucleares", disse a Casa Branca nesta quarta-feira.

A conselheira de segurança nacional, Susan Rice, e o ministro chinês de Relações Exteriores, Wang Yi, chegaram a um acordo sobre "a importância de uma resposta internacional forte e unida às provocações da Coreia do Norte, incluindo uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que vá além das resoluções prévias", disse Ned Price, porta-voz do Conselho.

"Concordaram que não aceitarão a Coreia do Norte como um Estado com armas nucleares", destacou Price.

O porta-voz explicou ainda que o presidente Barack Obama participou da reunião "para destacar seu interesse na construção de uma relação firme e produtiva entre Estados Unidos e China", e que o líder americano espera receber o presidente chinês, Xi Jinping, durante a cúpula nuclear que será realizada em Washington, entre 31 de março e 1º de abril, para "trabalhar juntos".

Diplomatas na ONU informaram nesta quarta-feira que Pequim e Washington chegaram a um acordo sobre uma nova resolução do Conselho de Segurança contra a Coreia do Norte e seu programa nuclear.

Os Estados Unidos entregaram um rascunho a outros três membros permanentes do Conselho - Grã-Bretanha, França e Rússia - nesta quarta e apresentarão em breve um texto formal aos 15 membros do organismo, segundo vários diplomatas.

As negociações sobre a resolução começaram há seis semanas, quando a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear, no dia 6 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do NorteONU

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país