Mundo

EUA dizem que Venezuela deve mostrar seriedade

Mais cedo, o departamento de Estado anunciou a expulsão de três diplomatas venezuelanos em resposta a uma medida similar de Caracas


	Caracas: de acordo com o departamento de Estado, a decisão de expulsar os três diplomatas se apoia no artigo 9 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas
 (AFP)

Caracas: de acordo com o departamento de Estado, a decisão de expulsar os três diplomatas se apoia no artigo 9 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 16h24.

Washington - O governo dos Estados Unidos reiterou que está aberto a uma melhoria nas relações com a Venezuela, inclusive o intercâmbio de embaixadores, mas que Caracas precisa mostrar seriedade em suas intenções.

"O intercâmbio de embaixadores é uma decisão mútua. Dissemos há meses que estamos abertos a um intercâmbio, mas a Venezuela precisa mostrar seriedade sobre suas intenções e sua abertura para que uma relação positiva vá para frente", afirmou a porta-voz do departamento de Estado, Jen Psaki.

Mais cedo, o departamento de Estado anunciou a expulsão de três diplomatas venezuelanos em resposta a uma medida similar de Caracas.

A decisão de Washington acontece "em resposta à decisão do governo venezuelano de declarar três funcionários do serviço externo (americano) persona non grata em 17 de fevereiro", afirmou um porta-voz do departamento de Estado.

Os diplomatas venezuelanos que deverão deixar o país em 48 horas são os primeiros secretários Ignacio Luis Cajal e Víctor Manuel Pisani, e o segundo secretário Marcos José García.

De acordo com o departamento de Estado, a decisão de expulsar os três diplomatas se apoia no artigo 9 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.

"Esta convenção permite que os Estados Unidos declare a qualquer membro de uma missão diplomática persona non grata em qualquer momento, e sem necessidade de apresentar uma razão", informou a chancelaria americana.

Em 17 de fevereiro, o governo do presidente Nicolás Maduro anunciou a expulsão de três diplomatas americanos baseados em Caracas.

Segundo Caracas, os três funcionários americanos participaram na organização e promoção dos grupos de estudantes que tentam gerar a violência na Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)Venezuela

Mais de Mundo

Irã anuncia que terá negociações com os EUA nesta sexta-feira em Omã

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis

Setor privado dos EUA cria menos empregos que o esperado em janeiro