Acompanhe:

EUA devem considerar perfil racial de muçulmanos, diz Trump

Trump disse que a elaboração de perfis raciais e por religião dos muçulmanos é de "bom senso", especialmente após o massacre de Orlando

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Trump: "Outros países fazem. Olhe para Israel e outros que realizaram o mesmo com sucesso"
 (REUTERS/James Lawler Duggan)

Trump: "Outros países fazem. Olhe para Israel e outros que realizaram o mesmo com sucesso" (REUTERS/James Lawler Duggan)

D
Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2016 às, 13h29.

Washington - O candidato republicado à presidência dos EUA, Donald Trump, advogou nesta segunda-feira pela realização de perfis raciais de muçulmanos e, na prática, presumir que essa comunidade é suspeita de possível inclinações terroristas ou de ocultá-las.

Em entrevista telefônica à emissora "CBS" transmitida no domingo, Trump disse que a elaboração de perfis raciais e por religião dos muçulmanos é de "bom senso", especialmente após o massacre de Orlando (Flórida), no qual um muçulmano americano com raízes afegãs matou 49 pessoas em uma boate frequentada por homossexuais no dia 12 de junho.

"Não é o pior que se pode fazer", apontou o magnata, que também considerou que sua proposta poderia ter ajudado a evitar o massacre de San Bernardino (Califórnia), no qual um americano muçulmano, radicalizado junto com sua esposa, matou 14 pessoas em dezembro.

Trump opinou que se deve fazer uma avaliação por perfil racial dos muçulmanos que vivem nos Estados Unidos.

"Outros países fazem. Olhe para Israel e outros que realizaram o mesmo com sucesso. Odeio o conceito de perfil racial, mas temos que começar a usar o bom senso, temos que usar a cabeça e temos que pensar em perfis (raciais) muito seriamente", garantiu o empresário nova-iorquino.

O candidato republicano disse que o país não se pode permitir suspeitar de um grupo ou uma pessoa e não denunciá-los por medo de ser acusado de discriminação por razão de origem ou religião.

Trump já tinha proposto proibir a entrada ao país de muçulmanos para combater o terrorismo jihadista, uma ideia que modificou na semana passada para acrescentar que deveria afetar todos os imigrantes de países com um histórico terrorista contra os EUA.

O magnata também reiterou sua proposta de vigiar mesquitas do país de maneira "respeitosa", e disse que é algo que é feito na França, ao mesmo tempo que apontou para o fechamento de alguns destes centros.

Últimas Notícias

Ver mais
Corpos de duas vítimas de queda de ponte após colisão com navio são encontrados, em Baltimore
Mundo

Corpos de duas vítimas de queda de ponte após colisão com navio são encontrados, em Baltimore

Há 12 horas

Diretor do Fed diz não ver urgência para começar a cortar juros
seloMercados

Diretor do Fed diz não ver urgência para começar a cortar juros

Há 13 horas

NY quer cobrar US$ 15 de motoristas no centro de Manhattan para reduzir engarrafamentos
Mundo

NY quer cobrar US$ 15 de motoristas no centro de Manhattan para reduzir engarrafamentos

Há 15 horas

Justiça dos EUA mantém suspensa a aplicação da lei anti-imigração do Texas
Mundo

Justiça dos EUA mantém suspensa a aplicação da lei anti-imigração do Texas

Há 17 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais