Mundo

EUA anuncia abertura de diálogo com o Irã, mas sem condições prévias

Esta é a primeira vez que administração de Trump, que se retirou em 2018 do acordo nuclear iraniano, afirma claramente que está disposta a conversar

Irã: Mike Pompeo anunciou há um ano 12 condições drásticas para concluir um "novo acordo" (Rouzbeh Fouladi/Getty Images)

Irã: Mike Pompeo anunciou há um ano 12 condições drásticas para concluir um "novo acordo" (Rouzbeh Fouladi/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 2 de junho de 2019 às 12h52.

O governo dos Estados Unidos está disposto a iniciar uma conversa com o Irã "sem condições prévias", afirmou neste domingo na Suíça o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

"Estamos dispostos a sentar ao redor de uma mesa com eles. Mas o esforço americano para frear radicalmente as atividades nefastas da República Islâmica e de sua força revolucionária vai continuar", declarou Pompeo em Bellinzona, Suíça.

Esta é a primeira vez que administração do presidente Donald Trump, que se retirou em 2018 do acordo sobre o programa nuclear iraniano e desde então intensifica as sanções econômicas e as pressões militares e diplomáticas sobre Teerã, afirma claramente que está disposta a iniciar o diálogo sem condições prévias.

Mike Pompeo anunciou há um ano 12 condições drásticas para concluir um "novo acordo", em particular restrições ao programa nuclear iraniano e uma redução das atividades regionais do Irã.

Nos últimos dias, no entanto, Trump reduziu um pouco o tom e afirmou que estava disposto a conversar com os líderes iranianos.

O presidente do Irã, Hassan Rohani, afirmou que as negociações com os Estados Unidos poderiam acontecer apenas se existir "respeito" da parte de Washington.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Irã - País

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA