Mundo

Estúdio londrino usado por Bob Dylan pode virar residencial

Os estúdios, localizados na antiga igreja Park Chapel, ao norte de Londres, foram abertos em 1984 pela banda The Eurythmics

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2012 às 20h18.

Londres - Os estúdios de gravação da Church Studios de Londres, utilizados entre outros cantores por Bob Dylan e The Eurythmics, podem ser transformados em apartamentos residenciais e comerciais depois que seu proprietário, o músico David Gray, decidiu fechá-los, informou nesta terça-feira o canal "BBC".

Os estúdios, localizados na antiga igreja Park Chapel, ao norte de Londres, foram abertos em 1984 pelos The Eurythmics, o duo musical composto por Dave Stewart e Annie Lennox, e desde então outros artistas como Bob Dylan, Elvis Costello, Radiohead e Depeche Mode gravaram alguns de seus trabalhos no local.

No entanto, proprietário do local desde 2003, David Gray pediu permissão à autoridade municipal de Haringey, o bairro onde fica localizado, para transformar o espaço em cinco apartamentos e escritórios.

Em seu pedido, o arquiteto que dirigirá o projeto, Mark Ruthven, assegura que as instalações são obsoletas e não oferecem um futuro viável para o edifício. Além disso, Ruthven assinala que a reforma permitirá recuperar parte da fachada original do edifício eclesiástico que até agora ficava coberta por anexos dos estúdios de gravação.

No entanto, o projeto despertou a oposição dos moradores do bairro, que tem grande tradição musical. Os londrinos não querem perder uma de suas referências musicais.

"É muito triste. A área tem apartamentos suficientes e os estúdios são o patrimônio musical que há aqui e que transformaram este lugar em tão especial para viver. Transformar um edifício tão rico culturalmente em apartamentos não é o espírito do bairro", assegurou Sue Hessel, presidente de uma das associações de moradores, a Haslemere Road Association.

Por sua vez, o músico e produtor Dave Stewart, fundador dos estúdios ao lado de Annie Lennox, lamentou o fechamento de uma instalação da qual guarda "tantas lembranças", mas admitiu que "a cena musical mudou", por isso entende que Dave Gray queira vender.

A decisão sobre o futuro destes míticos estúdios depende da Prefeitura do distrito de Haringey, que até agora não fixou uma data para discutir o tema.

Acompanhe tudo sobre:ArteBob DylanEntretenimentoImóveisIndústria da músicaMúsica

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame