Mundo

Estatal ucraniana de telecomunicações é atingida por poderoso ciberataque

O incidente é o mais recente ataque de hackers contra serviços de internet ucranianos desde que as forças militares russas invadiram o país no final de fevereiro

 (Oliver Nicolaas Ponder / EyeEm/Getty Images)

(Oliver Nicolaas Ponder / EyeEm/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 28 de março de 2022 às 21h31.

A empresa estatal de telecomunicações da Ucrânia Ukrtelecom teve interrompido seu serviço de internet nesta segunda-feira após um "poderoso" ataque cibernético, segundo funcionários do governo ucraniano e representantes da empresa.

O incidente é o mais recente ataque de hackers contra serviços de internet ucranianos desde que as forças militares russas invadiram o país no final de fevereiro.

Quer saber tudo sobre a política internacional? Assine a EXAME e fique por dentro.

"Hoje, o inimigo lançou um poderoso ataque cibernético contra a infraestrutura de TI da Ukrtelecom", disse Yurii Shchyhol, presidente do Serviço Estatal de Comunicação Especial e Proteção de Informações da Ucrânia. "O ataque foi repelido. E agora a Ukrtelecom tem a capacidade de começar a restaurar seus serviços aos clientes."

A NetBlocks, que monitora interrupções do serviço de internet, afirmou ter notado um "colapso de conectividade" com "interrupção contínua e intensificada em escala nacional".

Um incidente similar ocorreu no início deste mês com a Triolan, empresa de telecomunicações ucraniana menor, segundo a Forbes. Essa empresa sofreu um ataque que redefiniu sistemas internos, resultando na perda de acesso de alguns assinantes.

A Ukrtelecom havia dito mais cedo que havia "dificuldades temporárias com a instalação de novas sessões de internet para os clientes".

Acompanhe tudo sobre:Empresas estataisHackersRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump

Putin confirma ataque à Ucrânia com míssil hipersônico

Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Pudong: expansão estratégica em Xangai

Após ser atingido por ciclones e terremotos em um mês, Cuba recebe ajuda internacional