Mundo

Estados Unidos proíbem viagens de americanos à Coreia do Norte

A medida poderá ter exceção para jornalistas e trabalhadores humanitários americanos que estejam ou tenham que viajar para a Coreia do Norte

Coreia do Norte: país passará a ser o único destino do mundo para onde os americanos estarão impedidos de viajar (Denis Balibouse/Reuters)

Coreia do Norte: país passará a ser o único destino do mundo para onde os americanos estarão impedidos de viajar (Denis Balibouse/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 3 de agosto de 2017 às 08h02.

O Departamento de Estado norte-americano emitiu nessa quarta-feira (3) uma restrição de viagem a portadores de passaporte do país para a Coreia do Norte. Além de restringir as viagens à Coreia, cidadãos americanos que estejam em território norte-coreano terão até o dia 1º de setembro para deixar o país.

A medida poderá ter exceção para jornalistas e trabalhadores humanitários americanos que estejam ou tenham que viajar para a Coreia do Norte. Mas com a decisão, o país passará a ser o único destino do mundo para onde os americanos estarão impedidos de viajar.

Em junho, o estudante norte-americano Otto Warmbier morreu depois ter recebido, do governo norte-coreano, uma sentença de 15 anos de trabalhos forçados. Ele chegou a ser libertado, após pressão diplomática dos Estados Unidos, mas já estava em coma. Ainda não se sabe por que o estudante teria adoecido durante a prisão no país.

Na época, o país negou as acusações de tortura que, para familiares e o governo americano, teria causado o coma de Warmbier. Após a morte dele, o Departamento de Estado anunciou que planejava proibir viagens de americanos à Coreia do Norte para evitar detenções e casos como o do estudante.

Por meio de sua TV estatal, a Coreia do Norte informou que a morte de Warmbier foi "um mistério" e rejeitou acusações de que ele teria entrado em coma por causa de tortura e agressões sofridas na prisão.

 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Viagens

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia