Mundo

Estado Islâmico controla 90% de campo de refugiados na Síria

O Estado Islâmico assumiu o controle de 90% do campo de refugiados palestinos Yarmouk, em Damasco


	Campo de refugiados de Yarmouk: ofensiva do EI dá à organização uma importante presença na capital da Síria
 (AFP)

Campo de refugiados de Yarmouk: ofensiva do EI dá à organização uma importante presença na capital da Síria (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2015 às 11h41.

Beirute - O Estado Islâmico assumiu o controle de 90 por cento de um campo de refugiados palestinos nos subúrbios de Damasco, onde 18 mil civis sofrem há anos com bombardeios, cercos e controle de milícias, afirmou neste sábado um grupo de monitoramento.

A ofensiva do EI em Yarmouk dá à organização uma importante presença na capital. Grupo insurgente mais poderoso na Síria, o Estado Islâmico está a apenas poucos quilômetros do local onde o presidente Bashar al-Assad governa o país.

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse estar preocupada com a segurança e proteção de sírios e palestinos no campo. Civis encurralados há tempos sofrem um cerco do governo, que causou fome e doenças no local.

"A situação em Yarmouk é uma afronta à humanidade, uma fonte de vergonha universal", afirmou o porta-voz da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina e do Próximo Oriente, Chris Gunness.

"Yarmouk é um teste, um desafio para a comunidade internacional. Não podemos falhar. A credibilidade do próprio sistema internacional está em jogo", afirmou.

O Estado Islâmico lançou na quarta-feira um ataque contra outros grupos de combatentes em Yarmouk, principalmente o Aknaf Beit al-Maqdis, uma milícia anti-Assad formada por sírios e palestinos do campo.

Partidários do EI postaram fotos nas redes sociais de duas cabeças de homens que foram decapitados e que seriam da Aknaf Beit al-Maqdis.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que monitora o conflito a partir da Grã-Bretanha, afirmou que o Estado Islâmico e o braço oficial da Al-Qaeda na Síria, a Frente Al-Nusra, obtiveram ganhos durante a madrugada, chegando a ocupar o nordeste do distrito, próximo ao centro de Damasco. Eles controlam agora 90 por cento do local.

O Estado Islâmico comanda grandes porções da Síria e do Iraque. Uma campanha aérea liderada pelos Estados Unidos tenta conter o avanço do grupo.

Yarmouk era o lar de meio milhão de palestinos antes do início do conflito na Síria, em 2011. A guerra já matou 220 mil pessoas e deixou milhões desabrigadas.

Autoridades do governo não foram encontradas para comentar. A agência de notícias estatal síria, Sana, afirmou que os terroristas do campo impedem que a ajuda humanitária chegue aos civis. Ela também informou que o Exército cercou a região.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIslamismoRefugiadosSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia