Mundo

Especialistas debatem controles para detectar ebola

Comitê debate controle de temperatura nos aeroportos da União Europeia para diminuir a chance de entrada de pessoas infectadas


	Jovem com suspeita de ebola tem a temperatura medida em cidade de Serra Leoa
 (Carl de Souza/AFP)

Jovem com suspeita de ebola tem a temperatura medida em cidade de Serra Leoa (Carl de Souza/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2014 às 08h46.

Bruxelas - O Comitê Europeu de Segurança Sanitária debate nesta terça-feira a possibilidade de realizar o controle de temperatura nos aeroportos da União Europeia para diminuir a chance de entrada de pessoas infectadas pelo vírus ebola.

O assunto foi abordado pela primeira vez na semana passada, mas o encontro de hoje servirá como preparação para a reunião ministerial que será realizada na quinta-feira, em Bruxelas, para tratar sobre esses exames, informou à Agência Efe o porta-voz do comitê, Frédéric Vicent.

A situação da Espanha também será debatida após a detecção do primeiro caso de contágio por ebola fora da África em Madri.

O porta-voz disse que não é possível garantir que um acordo sobre a imposição do controle será firmado na reunião de quinta-feira, pois os países da UE já podem aplicar a medida individualmente se desejarem.

"Em todo caso, haverá uma troca de opiniões", disse Vincent.

O porta-voz revelou que o debate sobre o controle foi intensificado depois que o Reino Unido e os Estados Unidos anunciaram a intenção de reforçá-lo.

"É uma questão soberana dos Estados-membros, mas na CE consideramos que é melhor nos coordenarmos minimamente sobre esse assunto. Esse será o principal ponto de discussão na quinta-feira", afirmou o porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasEuropaUnião Europeia

Mais de Mundo

Rússia diz que Putin já alertou sobre consequências de ataques com armas de longo alcance ao país

Reunião de cúpula do G20 começa nesta segunda, veja a agenda

Avanços ambientais e sociais poderão vir durante o governo Trump, diz CEO da Global Citizen

Macron afirma a Milei que França não assinará acordo entre UE e Mercosul