Espanha vê mínima chance de governo partilhado em Gibraltar
Ministro de Relações Exteriores espanhol falou ao El País que soberania partilhada após Brexit dependeria de acordo com Reino Unido
Reuters
Publicado em 8 de janeiro de 2017 às 17h18.
Madri - A Espanha vê como mínima a chance de conseguir a soberania partilhada de Gibraltar caso a Grã-Bretanha se oponha à proposta, disse o ministro de Relações Exteriores espanhol em entrevista ao El País.
"Eu acho que temos que ser realistas. Se o Reino Unido não quer negociar isso, então será difícil levarmos a ideia adiante", disse Alfonso Dastis em sua primeira entrevista a um jornal espanhol desde que assumiu o ministério, em novembro.
A Espanha, que reconduziu o conservador Mariano Rajoy ao posto de primeiro-ministro no fim de outubro, propôs governar Gibraltar de forma conjunta com o Reino Unido, depois que os britânicos votaram pela saída da União Europeia.
Dastis disse, no entanto, que se Gibraltar quisesse ter relacionamento com a União Europeia, "deveria nos consultar. Isso requer um acordo bilateral entre Espanha e Reino Unido."
A península, localizada ao sul da costa espanhola, território britânico desde 1713 e conhecida por seus 30 mil habitantes como "O Rochedo", é um grande ponto de divergência nas relações anglo-espanholas .
A Espanha há muito tempo reivindica a soberania sobre o enclave.