Mundo

Espanha quer ser 1ª equipe olímpica neutra em emissões

O objetivo da ação é demonstrar um programa de compensação de gases poluentes para os Jogos Olímpicos de 2020

Tocha das Olimpíadas: o programa também inclui um ambicioso plano de reflorestamento, incluindo a construção de um simbólico "Bosque Olímpico" (Divulgação)

Tocha das Olimpíadas: o programa também inclui um ambicioso plano de reflorestamento, incluindo a construção de um simbólico "Bosque Olímpico" (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 10h17.

Madri - O Comitê Olímpico Espanhol (COE) iniciou um projeto de redução e compensação de gases poluentes com o objetivo de se tornar a primeira equipe olímpica neutra em emissões já nos Jogos de Londres.

Concebido pelo COE e pelo departamento de informação ambiental da Agência EFE - o chamado EFEverde -, o projeto pretende reduzir e compensar a emissão de poluentes da equipe olímpica da Espanha e também alavancar a candidatura de Madri como sede dos Jogos em 2020.

Isso porque, se a capital espanhola for confirmada como a sede dos jogos de 2020, esse programa deverá ser estendido para todas as delegações presentes na competição, uma medida que poderia resultar nos primeiros Jogos Olímpicos "neutros" da história.

O projeto, denominado "Bosques olímpicos", foi iniciado com a distribuição de um Guia de Sustentabilidade aos atletas da delegação espanhola que seguirá para Londres, o qual aborda uma série de conselhos básicos para reduzir as emissões poluentes, controlar o consumo de energia e também reduzir o volume de resíduos gerados.

O presidente do COE, Alejandro Blanco, assinala neste próprio Guia que "o esporte espanhol, tão intimamente ligado ao ar limpo, aos espaços abertos e à vida saudável, deve aproveitar seu êxito para se transformar em um exemplo".

Blanco também declarou que o COE deseja que a Espanha seja "a primeira equipe neutra em emissões" e que este programa seja um argumento importante a favor da candidatura de Madri em 2020.

Para conseguir as tais compensações, o programa também inclui um ambicioso plano de reflorestamento, incluindo a construção de um simbólico "Bosque Olímpico" na capital espanhola.

Além de empresas especializadas na medição de carbono e de reflorestamento, o projeto iniciado pelo COE também conta com apoio da prefeitura de Madri e outras vinculadas à candidatura.

Já o guia que será distribuído aos atletas olímpicos espanhóis também estará disponível para download no site do COE (http://www.coe.es) e da EFEverde (http://www.efeverde.com). 

Acompanhe tudo sobre:Emissões de CO2EspanhaEsportesEuropaOlimpíadasPiigs

Mais de Mundo

Manifestantes protestam contra o turismo de massa em Barcelona

Trump diz que prefere que Biden se mantenha na disputa

Cazaquistão se oferece para sediar negociações de paz entre Armênia e Azerbaijão

Dalai Lama diz que está em bom estado de saúde após cirurgia nos Estados Unidos

Mais na Exame