Mundo

Espanha quer diálogo com Reino Unido sobre Gibraltar

Ministro espanhol das Relações Exteriores convocou o Reino Unido a retomar o diálogo bilateral

David Cameron deixou claro diante de Mariano Rajoy que seu país não entraria em negociações sem o consentimento dos gibraltarinos (Peter Macdiarmid/Getty Images)

David Cameron deixou claro diante de Mariano Rajoy que seu país não entraria em negociações sem o consentimento dos gibraltarinos (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de fevereiro de 2012 às 19h35.

Madri - O ministro espanhol das Relações Exteriores e de Cooperação, José Manuel García-Margallo, convocou o Reino Unido nesta quarta-feira a retomar 'o mais rápido possível' o diálogo bilateral sobre a soberania de Gibraltar.

García-Margallo transmitiu esta mensagem durante sua primeira aparição diante da Comissão das Relações Exteriores do Congresso dos Deputados, a Câmara Baixa do Parlamento espanhol, para informar de seus planos à frente do ministério que dirige.

O ministro espanhol reivindicou a recuperação do chamado Processo de Bruxelas, assinado em 1984 entre a Espanha e o Reino Unido para negociar o domínio da colônia.

O anuncio de García-Margallo foi feito um dia depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, deixasse claro diante do chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, que seu país não entraria em negociações sem o consentimento dos gibraltarinos.

'As coisas têm que mudar. A Espanha e o Reino Unido devem recuperar o mais rápido possível o diálogo sobre a soberania de Gibraltar, como foi acordado em Bruxelas', declarou García-Margallo.

O chefe da diplomacia espanhola informou que transferiu esta postura ao Foreign Office, o Ministério das Relações Exteriores britânico nesta quarta-feira.

Diante do primeiro-ministro britânico, Rajoy se limitou a dizer que os ministros das Relações Exteriores de ambos os países continuariam falando sobre esse assunto no futuro, apesar de ter reconhecido que as posições eram 'diferentes'.

García-Margallo, por sua vez, deixou claro que o Fórum de Diálogo - iniciado em 2004, com a participação da Espanha, Reino Unido e Gibraltar - 'deve mudar de formato'.

O ministro espanhol defendeu a criação de um fórum quadripartido, que apresentaria as mesmas condições para as autoridades da comarca do Campo de Gibraltar (sul da Espanha) e para as colônias. 'Duas bandeiras e quatro vozes', sintetizou.

Segundo García-Margallo, este fórum de cooperação seguirá sem abordar o assunto da soberania. 'O domínio de Gibraltar será uma questão 'reservada especificamente à Espanha e ao Reino Unido', completou o ministro.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEspanhaEuropaPaíses ricosPiigsReino Unido

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia