Espanha prevê imunidade de rebanho em 5 a 6 meses com vacinação

Estágio em que disseminação da doença cai drasticamente poderia ser alcançado com ampla vacinação somada ao número de pessoas já infectadas

Com o início da vacinação em massa, quanto tempo levará até que países estejam protegidos da pandemia do novo coronavírus? Para o governo espanhol, isso deve acontecer em um período de cinco a seis meses.

"Na Europa, mesmo que não seja o fim de tudo, nós estaremos em um estágio muito diferente. Nós estamos no começo do fim (da pandemia) com esse horizonte de tempo de cinco a seis meses", disse o ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, em entrevista ao jornal Publico.

Questionado se esse estágio seria equivalente ao que se chama de imunidade de rebanho, Illa respondeu: "Sim. É como os técnicos chamam, em que as pessoas possuem imunidade ou porque já foram vacinadas ou porque já contraíram a doença."

Ou seja, embora numericamente ainda haja uma parcela grande da população não vacinada e não infectada, as taxas de contágio cairiam drasticamente porque as pessoas mais vulneráveis já estariam protegidas de algumas forma. E isso perimitiria a retirada das medidas de circulação social de maneira mais abrangente.

A vacinação na Espanha está prevista para começar em janeiro de 2021. Com os 5 a 6 meses estimados pela autoridade, isso significa que a população estaria protegida entre junho e julho, no verão no Hemisfério Norte.

A Espanha é um dos países da Europa mais afetados pela pandemia. Já são mais de 1,730 milhão de casos confirmados e cerca de 47.600 mortes em decorrência da doença.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.