Mundo

Espanha nega pressão alemã para usar ajuda de fundo

Porta-voz do governo espanhol rechaça informação divulgada em revista alemã

Revista diz que Merkel e o ministro de Finanças temem situação bancária da Espanha  (©AFP / Philippe Huguen)

Revista diz que Merkel e o ministro de Finanças temem situação bancária da Espanha (©AFP / Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2012 às 15h15.

Frankfurt - A Espanha negou uma reportagem da revista alemã Der Spiegel, publicada neste domingo, que afirmou que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o ministro de Finanças do país, Wolfgang Schäuble, estão pedindo que o governo espanhol use recursos da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

"Não houve pressão ou pedidos na semana passada nem antes disso", disse uma porta-voz do governo espanhol à agência Dow Jones. Segundo a Der Spiegel, os dois políticos alemães estão preocupados com a possibilidade de o governo espanhol não ser capaz de recapitalizar seus bancos sozinho e querem evitar uma escalada da crise nos países do sul da Europa caso a Grécia saia da zona do euro.

Na semana passada, Schäuble tentou convencer o ministro da Economia da Espanha, Luis de Guindos, a usar recursos da EFSF como colchão para a liquidez bancária, mas não teve sucesso. Especialistas do governo alemão acreditam que os bancos espanhóis precisam de uma injeção de capital entre 50 bilhões de euros e 90 bilhões de euros, segundo a Der Spiegel. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelCâmbioCrise econômicaCrises em empresasEspanhaEuroEuropaMoedasPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Site de Trump usa imagem de seu rosto ensanguentado para arrecadar fundos após atentado

Bolívia anuncia descoberta de megacampo de gás natural

Mais na Exame