Mundo

Espanha e França podem liderar Europa em energias limpas

Bruxelas - A União Europeia (UE) precisará investir 52 bilhões de euros ao ano (70 bilhões de dólares) até 2020 em energias limpas, cujo desenvolvimento Espanha e França foram convocadas a liderar, revela um relatório que será publicado esta terça-feira, em Bruxelas. As energias solar e eólica serão os principais substitutos do petróleo, gás e […]

Painéis solares com células fotovoltaicas: Espanha e França devem liderar União Europeia na busca por energias limpas (.)

Painéis solares com células fotovoltaicas: Espanha e França devem liderar União Europeia na busca por energias limpas (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Bruxelas - A União Europeia (UE) precisará investir 52 bilhões de euros ao ano (70 bilhões de dólares) até 2020 em energias limpas, cujo desenvolvimento Espanha e França foram convocadas a liderar, revela um relatório que será publicado esta terça-feira, em Bruxelas.

As energias solar e eólica serão os principais substitutos do petróleo, gás e carvão até 2050, indica o informe, elaborado pela Fundação Europeia para o Clima, que será entregue à Comissão Europeia.

Em suas previsões, a fundação estima que a Espanha reafirmará o papel de principal produtor europeu de energia solar, além de servir de território de trânsito para a produção do norte da África com destino ao norte da Europa.

A França, por sua vez, deverá se encarregar da produção de boa parte da energia eólica da UE e, devido à sua localização geográfica central, será o elo das conexões para o trânsito da eletricidade produzida na Espanha e na Grã-Bretanha rumo ao norte e ao leste do continente.

A rede existente entre Espanha e França tem atualmente capacidade de 1 gW e, segundo o estudo, deverá chegar a 47 gW em 2050.

Os investimentos chegarão a 52 bilhões de euros anuais, ou seja, 2,5% do valor total dos gastos anuais da UE, acrescenta o documento.

A UE se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 80% até 2050 e fixou um objetivo triplo para 2020: reduzir em 20% suas emissões com relação a 1990, elevar para 20% o preso das energias renováveis no consumo de energia e efetuar uma economia energética também de 20%.

Acompanhe tudo sobre:EuropaTecnologias limpas

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame