Mundo

Espanha e França prendem líderes do grupo separatista ETA

O grupo, que busca estabelecer um território independente basco no norte da Espanha e sul da França, resistiu para entregar as armas desde sua declaração


	Atentado da ETA no aeroporto de Madri: as prisões significam que os responsáveis pela administração das armas remanescentes do ETA não estão mais soltos, informou o ministério
 (Bloomberg / Santi Burgos)

Atentado da ETA no aeroporto de Madri: as prisões significam que os responsáveis pela administração das armas remanescentes do ETA não estão mais soltos, informou o ministério (Bloomberg / Santi Burgos)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 14h36.

Madri - As polícias da Espanha e França prenderam os dois líderes do movimento separatista basco ETA, informou o Ministério do Interior espanhol nesta terça-feira, enfraquecendo mais ainda o grupo que anunciou em 2011 uma pausa indefinida em sua campanha de violência.

O grupo, que busca estabelecer um território independente basco no norte da Espanha e sul da França, resistiu a demandas para entregar as armas desde sua declaração, há quatro anos.

Iratxe Sorzabal, de 43 anos, e David Pla, de 40, foram presos em uma casa na cidade francesa de Santi-Etienne-de-Baigorry.

As prisões significam que os responsáveis pela administração das armas remanescentes do ETA não estão mais soltos, informou o ministério. A operação que levou à captura ainda está ocorrendo, acrescentou.

"Esta operação deixa o ETA absolutamente sem líder", informou o ministro do Interior, Jorge Fernandez Diaz. "Posso até dizer que isto será a certidão de óbito do ETA."

Duas outras pessoas foram presas no mesmo momento, incluindo o dono da casa, informou o Ministério do Interior, sem divulgar os nomes.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaETAEuropaFrançaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros