Espanha chega a acordo para reforma da previdência
Ampliação da idade para aposentadoria no país pode chegar a 67 anos
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2011 às 07h35.
Madri - O Governo espanhol e os sindicatos alcançaram "um princípio de acordo" sobre a reforma da previdência, que permitirá a aposentadoria aos 65 anos com benefício completo a todos os que contribuirem por pelo menos 38,5 anos.
O acordo, segundo a emissora de rádio espanhola "SER", prevê também a ampliação da idade de aposentadoria para 67 anos.
Em um breve comunicado, o Ministério do Trabalho confirmou nesta quinta-feira que "há um princípio de acordo com empresários e sindicatos sobre a reforma da previdência" e que ao longo do dia "espera fechar as questões pendentes".
O sindicato Comissões Operárias (CCOO) assinalou, por sua parte, que o acordo está "encaminhado", mas que é "prematuro" falar em um consenso definitivo.
Fontes próximas à negociação confirmaram à Agência Efe que Governo e sindicatos haviam alcançado, após semanas de negociações, um acordo que fará com que os trabalhadores contribuam por 38,5 anos para a aposentadoria aos 65 anos com benefício completo.
Em dezembro, o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero anunciou a intenção de aprovar em 28 de janeiro o anteprojeto de lei da reforma da previdência.
O Executivo espanhol quer avançar com a reforma em um momento de grave crise econômica e após ter aplicado em 2010 um plano de redução do déficit público que levou a cortes sociais, como o congelamento dos benefícios e a redução do salário dos funcionários públicos.
A reforma da previdência é uma das principais reivindicações à Espanha da União Europeia (UE) e de organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), que consideram o atual sistema insustentável a longo prazo.