Independência da Escócia: "É uma afirmação do óbvio que a opção por um segundo referendo precisa estar na mesa e está na mesa" (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 24 de junho de 2016 às 10h28.
Londres - A Escócia muito provavelmente irá realizar um segundo referendo sobre sua independência, disse nesta sexta-feira a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, acrescentando que irá fazer o que for necessário para garantir o lugar do país na União Europeia, após o Reino Unido votar para deixar o bloco.
"É uma afirmação do óbvio que a opção por um segundo referendo precisa estar na mesa e está na mesa", disse a repórteres.
"Penso que um referendo sobre a independência agora é muito provável", acrescentou.
A Escócia, que realizou um referendo anterior sobre a independência em 2014, votou por uma margem de 62 por cento a 38 por cento pela permanência na UE no referendo de quinta-feira, em desacordo com o Reino Unido como um todo, que registrou 52 por cento de votos a favor da saída, contra 48 por cento favoráveis à permanência.
"Quero deixar absolutamente claro hoje que pretendo tomar todas as medidas possíveis e explorar todas as opções para efetivar o que o povo da Escócia votou, em outras palavras, para garantir nosso lugar na UE e em um mercado único", disse.