Exame Logo

Erupção de vulcão no Havaí é elevada ao nível máximo de alerta

Kilauea está no sudeste da ilha do Havaí, que no seu extremo é a maior do arquipélago e onde vivem cerca de 185 mil pessoas. 1.700 moradores foram evacuados

Lava emerge de fissura decorrente da erupção do vulcão Kilauea, no Havaí (EUA) (Terray Sylvester/Reuters)
E

EFE

Publicado em 17 de maio de 2018 às 14h37.

Washington - O Serviço Geológico dos Estados Unidos elevou nesta quarta-feira para alerta vermelho, o nível de erupção do vulcão Kilauea, no Havaí, que na última semana já provocou a evacuação de centenas de pessoas de seus lares. Um nível de alerta vermelho significa que "uma grande erupção vulcânica é iminente, está acontecendo ou se presume".

De acordo com o serviço geológico, "a erupção das cinzas aumentou sua intensidade" desde a manhã de ontem no vulcão Kilauea, alcançando a nuvem de cinza entre os 3.000 e os 3.600 metros sobre o nível do mar.

Veja também

Embora sua atividade permaneça "variável", "a qualquer momento pode voltar mais explosiva, aumentado a intensidade de produção de cinza e produzindo projéteis".

As autoridades locais alertaram aos moradores próximos ao vulcão que estejam preparados para deixarem suas casas com pouca margem de tempo ou diretamente sem prévio aviso.

Por enquanto, as 1.700 pessoas que já foram evacuadas seguem longe dos seus lares.

O vulcão entrou em erupção no último dia 3 e desde então, cerca de 20 fendas foram abertas e a lava destruiu dezenas de casas. Dezenas de tremores foram registrados durante a erupção, alguns deles com mais de 5,0 graus.

Este vulcão está localizado no sudeste da ilha de Havaí, que no seu extremo sudeste é a maior do arquipélago e onde vivem cerca de 185 mil pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)HavaíMeio ambienteVulcões

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame