Mundo

Erenice Guerra diz que greve do Ibama não prejudica Belo Monte

Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, disse hoje (19) que a greve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não deverá prejudicar o cronograma da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). "A situação está se normalizando rapidamente, não vejo imediato perigo para o cronograma de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, disse hoje (19) que a greve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não deverá prejudicar o cronograma da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

"A situação está se normalizando rapidamente, não vejo imediato perigo para o cronograma de Belo Monte. Mas, infelizmente, greve sempre atrapalha qualquer licenciamento de qualquer empreendimento".

A ministra, que participou hoje da reunião do Conselho de Administração da Eletrobras, disse que o Plano Básico Ambiental da obra está adiantado, e que já foi realizada a mesma reunião com o Ibama e o ministério do Meio Ambiente para definir como será conduzido o processo de licenciamento. "Tem que haver equipes específicas do Ibama e do consórcio trabalhando full time para antecipar eventuais problemas".

O empreendimento já recebeu a primeira licença ambiental, que é a licença prévia, mas ainda faltam as licenças de instalação, que autoriza o começo da obra, e de operação, necessária para o início do funcionamento da Usina.

Mais de 4 mil funcionários do Ibama, do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes e do Serviço Florestal Brasileiro estão em greve desde o dia 7 de abril. Eles reivindicam o cumprimento total de um acordo feito com o governo, que prevê um reajuste salarial em três vezes, além da reestruturação da carreira.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaHidrelétricasUsinas

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame