Mundo

Erdogan envia última advertência a manifestantes de Istambul

O premiê turco alertou que sua paciência está se esgotando


	Manifestantes aguardam na entrada do parque Gezi: "nós faremos o que o povo de Istambul quer que façamos. O parque Gezi não pertence aos ocupadores, mas a toda a nação", disse Erdogan
 (Gurcan Ozturk/AFP)

Manifestantes aguardam na entrada do parque Gezi: "nós faremos o que o povo de Istambul quer que façamos. O parque Gezi não pertence aos ocupadores, mas a toda a nação", disse Erdogan (Gurcan Ozturk/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 10h01.

Ancara - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, deu nesta quinta-feira um "último aviso" aos manifestantes para que abandonem imediatamente o parque Gezi de Istambul, epicentro dos protestos políticos que agitam a Turquia há duas semanas.

"Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Faço meu último aviso: mães, pais, por favor, retirem seus filhos", disse Erdogan em um discurso em Ancara para os prefeitos de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

"Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças que o ocupam. Pertence a todos", completou.

"Faço um apelo aos irmãos defensores do meio ambiente, não nos façam ficar tristes por mais tempo. Deixem que limpemos o parque Gezi para devolvê-lo a seus autênticos proprietários, os moradores de Istambul", insistiu o chefe de Governo.

No discurso, Erdogan também confirmou a vontade de convocar uma consulta com a população de Istambul sobre o projeto de reforma urbana da praça Taksim e do parque Gezi, que desencadeou protestos contra o governo em 31 de maio.

"Uma prefeitura pode consultar seus habitantes no distrito de Beyoglu (onde fica o parque) ou em toda Istambul. Não há impedimentos legais", disse o primeiro-ministro, em uma resposta aos que afirmam que o referendo seria ilegal.

*Matéria atualizada às 10h01

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticaPolítica no BrasilProtestosTurquia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame