Mundo

Erdogan envia última advertência a manifestantes de Istambul

O premiê turco alertou que sua paciência está se esgotando


	Manifestantes aguardam na entrada do parque Gezi: "nós faremos o que o povo de Istambul quer que façamos. O parque Gezi não pertence aos ocupadores, mas a toda a nação", disse Erdogan
 (Gurcan Ozturk/AFP)

Manifestantes aguardam na entrada do parque Gezi: "nós faremos o que o povo de Istambul quer que façamos. O parque Gezi não pertence aos ocupadores, mas a toda a nação", disse Erdogan (Gurcan Ozturk/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 10h01.

Ancara - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, deu nesta quinta-feira um "último aviso" aos manifestantes para que abandonem imediatamente o parque Gezi de Istambul, epicentro dos protestos políticos que agitam a Turquia há duas semanas.

"Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Faço meu último aviso: mães, pais, por favor, retirem seus filhos", disse Erdogan em um discurso em Ancara para os prefeitos de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).

"Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças que o ocupam. Pertence a todos", completou.

"Faço um apelo aos irmãos defensores do meio ambiente, não nos façam ficar tristes por mais tempo. Deixem que limpemos o parque Gezi para devolvê-lo a seus autênticos proprietários, os moradores de Istambul", insistiu o chefe de Governo.

No discurso, Erdogan também confirmou a vontade de convocar uma consulta com a população de Istambul sobre o projeto de reforma urbana da praça Taksim e do parque Gezi, que desencadeou protestos contra o governo em 31 de maio.

"Uma prefeitura pode consultar seus habitantes no distrito de Beyoglu (onde fica o parque) ou em toda Istambul. Não há impedimentos legais", disse o primeiro-ministro, em uma resposta aos que afirmam que o referendo seria ilegal.

*Matéria atualizada às 10h01

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaPolíticaPolítica no BrasilProtestosTurquia

Mais de Mundo

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba