Mundo

Erdogan diz que entrar na UE continua sendo objetivo da Turquia

Segundo o presidente turco, a cooperação no auge da crise de refugiados é o "exemplo mais concreto e atual deste acordo"

Tayyip Erdogan: a nota contrasta com o discurso de Erdogan nos últimos meses (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

Tayyip Erdogan: a nota contrasta com o discurso de Erdogan nos últimos meses (Alexander Zemlianichenko/Pool/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de maio de 2017 às 11h25.

Última atualização em 9 de maio de 2017 às 11h25.

Istambul - Fazer parte da União Europeia (UE) permanece sendo um objetivo estratégico para a Turquia, afirmou o presidente Recep Tayyip Erdogan, em comunicado divulgado por causa do Dia da Europa, comemorado nesta terça-feira.

"Nosso país, que durante séculos foi parte da Europa no sentido histórico, geográfico e cultural, tem o desejo de continuar o processo cujo objetivo estratégico é fazer parte da UE como membro, em um marco de entendimento, de respeito mútuo, equidade e benéfico para ambas as partes", diz a mensagem.

No texto, o político menciona "a cooperação desenvolvida com a UE no auge da crise de refugiados" como o "exemplo mais concreto e atual deste acordo".

"Desejamos que as negociações para ser membro e a cooperação com a UE em campos como a migração, a economia, a energia e a união aduaneira levem a um nível mais avançado", afirma Erdogan.

A nota contrasta com o discurso de Erdogan nos últimos meses, nos quais se queixou fortemente da atitude da UE, chamou seus dirigentes de "nazistas" e "fascistas" e assegurou que convocaria um referendo para que o povo turco decidisse sobre continuar ou não com as negociações de acesso.

Na semana passada, ele advertiu de que daria adeus à UE se o bloco não abrisse novos capítulos da negociação para entrar no clube comunitário, do qual é candidato desde 1999.

Na mensagem de hoje, o presidente lamenta ainda que "doenças sociais, como a discriminação cultural, a xenofobia e a islamofobia, infelizmente se expandem pelo continente" e "envenenem a relação da Turquia com a UE".

Acompanhe tudo sobre:Tayyip ErdoganTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

'Farei com que se respeite o resultado eleitoral', diz Maduro após votar em Caracas

Maduro pede desculpas por impedir entrada de ex-mandatários que observariam eleições

Mais na Exame