Mundo

Epidemia de meningite na Nigéria mata mais de 320 pessoas

Testes de laboratório confirmaram que a doença atual é de um novo tipo (cepa C), declarado como epidemia no país pela primeira vez

Nigéria: as crianças de 5 a 14 anos são as mais afetadas (Graeme Robertson/Getty Images)

Nigéria: as crianças de 5 a 14 anos são as mais afetadas (Graeme Robertson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2017 às 11h18.

Abuja - Um total de 328 pessoas morreram nos últimos cinco meses devido a uma epidemia de meningite que atinge 16 estados da Nigéria, anunciou neste sábado o Ministério da Saúde do país.

"O número de pessoas afetadas se eleva a 2.524, das quais 328 morreram", informa um comunicado do ministério divulgado na madrugada de hoje. São afetados 90 distritos de 16 estados.

As epidemias de meningite não são incomuns na Nigéria, que se situa no "cinturão da meningite" (do Senegal à Etiópia). Mas testes de laboratório confirmaram que a doença atual é de um novo tipo (cepa C), declarado como epidemia no país pela primeira vez.

As crianças de 5 a 14 anos são as mais afetadas, e representam metade dos casos registrados, informou em março a Organização Mundial de Saúde (OMS), que lançou uma ampla campanha de vacinação no país.

Mais de 13,7 mil pessoas foram infectadas e mais de 1,1 mil morreram em uma epidemia semelhante na Nigéria e no vizinho Níger em 2015.

Acompanhe tudo sobre:EpidemiasMortesNigéria

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame