Mundo

Enviado internacional para a Síria visitará Moscou no sábado

A Rússia havia afirmado anteriormente que Brahimi desejava consultar a liderança russa, principal aliada do regime em Damasco

O enviado internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi: o presidente russo, Vladimir Putin, declarou na semana passada que Moscou não quer que o "caos" se instale na Síria (©afp.com / Stan Honda)

O enviado internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi: o presidente russo, Vladimir Putin, declarou na semana passada que Moscou não quer que o "caos" se instale na Síria (©afp.com / Stan Honda)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2012 às 13h18.

Moscou - O enviado internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, é esperado no próximo sábado em Moscou para negociações, indicou nesta quarta-feira o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov, citado pela agência de notícias ITAR-TASS.

A Rússia havia afirmado anteriormente que Brahimi desejava consultar a liderança russa, principal aliada do regime em Damasco, no momento em que o conflito sírio já custou a vida de 44.000 pessoas em mais de 21 meses, de acordo com uma ONG síria.

O chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, relatou na semana passada um telefonema para Brahimi, durante o qual ressaltaram a necessidade de exortar as partes em conflito a aplicar o Acordo de Genebra sobre uma transição na Síria, que não prevê a saída do presidente Bashar al-Assad.

O enviado internacional chegou no sábado a Damasco e se reuniu com o presidente sírio e membros da oposição, mas sem conseguir a aprovação de um plano internacional para acabar com a crise, de acordo com um diplomata do Conselho de Segurança da ONU.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou na semana passada que Moscou não quer que o "caos" se instale na Síria, ressaltando que o seu país "não era um advogado das autoridades sírias".

O ministério russo das Relações Exteriores também confirmou que o país estava preparando um plano de evacuação de seu pessoal diplomático em Damasco, em caso de vitória da oposição armada síria.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaSíriaRússiaPrimavera árabe

Mais de Mundo

Trump diz que Irã não aceita acordo porque é 'forte e orgulhoso', segundo NBC

Israel confirma ter matado três integrantes do exército do Líbano por 'erro'

Trabalhadores do estádio SoFi, que abrigará 1ª partida da Copa nos EUA, declaram greve

EUA deixam parte da delegação do Irã sem visto para a Copa do Mundo, diz imprensa raniana