Mundo

Entidades fazem protesto contra Operação Cracolândia

Manifestação será realizada no local tradicionalmente ocupado por usuários de droga na região central de São Paulo

Cracolândia: população realizará protesto contra o tratamento dado aos dependentes do crack (Cátia Toffoletto/Flickr)

Cracolândia: população realizará protesto contra o tratamento dado aos dependentes do crack (Cátia Toffoletto/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2012 às 07h39.

São Paulo - Grupos, entidades e coletivos marcaram para a tarde deste sábado uma manifestação contra a Operação Cracolândia. O "Churrascão da Gente Diferenciada versão Cracolândia" está agendado para as 16 horas e será realizado na Rua Helvétia, local tradicionalmente ocupado por usuários de droga na região central de São Paulo e um dos principais alvos da operação policial.

O intuito da manifestação, segundo o coletivo Dar ( Desentorpecendo a Razão), um dos responsáveis pela mobilização de hoje, é protestar contra o tratamento dado aos dependentes do crack, alvo da operação policial. "Higienismo, preconceito, segregação, violência, intolerância, tortura, abuso de autoridade e mesmo suspeitas de assassinato passaram a ser ainda mais constantes nos dias e principalmente nas madrugadas do bairro", diz o grupo em página sobre o evento divulgado pelo coletivo no Facebook, por meio do qual cerca de 4 mil pessoas confirmaram presença.

O nome do evento faz alusão a uma manifestação realizada no ano passado em Higienópolis, em protesto a moradores do bairro que se declararam contrários à construção de uma estação de metrô na região, uma das mais valorizadas da capital paulista. O coletivo diz que o "churrascão difereciado" é um tipo de evento que ficou marcado na cidade como forma de combater, de maneira bem humorada e crítica, o preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas. "Na cracolândia todo mundo é gente como a gente", diz.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que soube da manifestação por redes sociais e não tem maiores informações.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrackCracolândiaMetrópoles globaisPolítica no BrasilProtestossao-paulo

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD