Mundo

Enchentes no Texas deixam mais de 100 mortos e dezenas de desaparecidos

Autoridades seguem em busca de desaparecidos após temporais devastarem a região de Hill Country, no centro-sul do estado

Equipes de resgate trabalham entre escombros após enchentes causarem dezenas de mortes no Texas (AFP)

Equipes de resgate trabalham entre escombros após enchentes causarem dezenas de mortes no Texas (AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 6 de julho de 2025 às 19h42.

Última atualização em 7 de julho de 2025 às 20h39.

Tudo sobreEnchentes
Saiba mais

O número de mortos nas enchentes ocorridas no centro-sul do Texas subiu para mais de 100 nesta segunda, 7, segundo as autoridades locais, enquanto centenas de efetivos e voluntários continuam as buscas.

O xerife do condado de Kerr, o mais afetado, divulgou um novo balanço de 84 mortos, entre eles 28 crianças. A esse número somam-se ao menos 17 mortes registradas em regiões vizinhas.

Ainda estão desaparecidas dez meninas e uma monitora que passavam o verão no acampamento cristão Mystic, perto da cidade de Hunt, quando as águas do rio Guadalupe começaram a subir de nível na madrugada de sexta-feira.

As autoridades locais se recusaram inicialmente a estimar um possível número de pessoas desaparecidas, já que muitas pessoas de fora da região estavam acampadas na área para as festividades de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, mas o governador do Texas, Greg Abbott, calculou em 41 o número de desaparecidos pelas inundações.

O gestor municipal de Kerrville, no condado de Kerr, Dalton Rice, disse no sábado que esta é a pior enchente na região desde 1987, quando dez adolescentes morreram.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou neste domingo uma declaração de emergência por desastre natural para lidar com as enchentes no Texas e permitir que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) seja ativada na área.

O Serviço Nacional de Meteorologia disse que mais de 30 centímetros de chuva se acumularam em um período de apenas 12 horas na sexta-feira, elevando o rio Guadalupe perto de Hunt ao seu segundo nível mais alto já registrado, 9,9 metros.

As enchentes devastaram a região de Hill Country, nos arredores de San Antonio, antes do fim de semana de feriado em que a comunidade havia planejado várias atividades para comemorar o Dia da Independência dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:EnchentesEstados Unidos (EUA)Texas

Mais de Mundo

Ex-presidente destituído da Coreia do Sul é detido novamente por declaração de lei marcial

China denuncia tarifas 'arbitrárias' após anúncio de Trump sobre o cobre

Sobretaxa de 50% sobre importações americanas de cobre vale a partir de 1º de agosto, diz Trump

Itamaraty volta a chamar encarregado de negócios dos EUA e devolve carta de Trump por 'inverdades'